Canadá compra onze GA-ASI MQ-9B SkyGuardians. A General Atomics Aeronautical Systems Inc (GA-ASI) recebeu um pedido do governo do Canadá para fornecimento de onze Sistemas Aéreos Não Tripulados (UAS) MQ-9B SkyGuardians para equipar a Força Aérea Real Canadense (RCAF). O contrato de CAD$ 2,5 bilhões (US$ 1,8 bilhões) foi formalizado através do programa de Vendas Militares Estrangeiras dos EUA (FMS).
Além das aeronaves, o contrato ainda inclui seis estações de controle e um novo centro de controle de solo, dois novos hangares para os drones, armamentos, suporte técnico, sistema completo de treinamento de tripulação, apoio de gerenciamento, equipamentos associados, entre outros.
Com os novos MQ-9B a RCAF terá capacidade para monitorar o vasto território e as águas territoriais do país, além de apoiar operações humanitárias, apoio ao combate de incêndios florestais, além de fornecer uma visão operacional em tempo real aos comandantes combatentes.
Capaz de operar por longos períodos à distâncias excepcionalmente grandes, os MQ-9B tem capcidade de decolagem e pouso automáticos utilizando sistemas de controle satélite (SATCOM), além de operar em espaço aéreo não segregado, usando o sistema Detect and Avoid desenvolvido pela GA-ASI.
Em operações de defesa, os SkyGuardians são capazes de detectar, reconhecer, identificar, rastrear e engajar alvos em ambientes complexos, em missões totalmente compatíveis e interoperáveis com sistemas do Comando Conjunto de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD), Aliança Five Eyes (FVEY) e OTAN.
A RCAF deverá basear os seus MQ-9B na Ala 14 em Greenwood, província da Nova Escócia, na costa leste, e na Ala 19 em Comox, província da Colúmbia Britânica, costa oeste, além de operá-los em bases avançadas no norte do país. O futuro Centro de Controle será construído na capital Ottawa.
As primeiras entregas estão previstas para 2028 e a plena capacidade operacional está prevista para 2033.
Fonte: General Atomics
@CAS/@FFO