• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Canadá aumenta gastos com defesa em 63,7% e pela primeira vez atinge a meta estabelecida pela OTAN

16 de junho de 2025
Canadá aumenta gastos com defesa em 63,7% e pela primeira vez atinge a meta estabelecida pela OTAN (Fotos: RCAF).

Canadá aumenta gastos com defesa em 63,7% e pela primeira vez atinge a meta estabelecida pela OTAN. Em 9 de junho, o governo canadense se comprometeu a investir mais C$ 9,3 bilhões (US$ 6,8 bilhões) em gastos com defesa neste ano, aumentando os gastos gerais com segurança nacional em 63,7% em comparação ao ano passado.

O aumento de gastos em meados do ano, que inclui a aquisição de um novo sistema de foguetes de longo alcance, significa que o Canadá, pela primeira vez em décadas, atingirá a meta atual dos membros da OTAN de investir pelo menos 2% do PIB em segurança nacional. A aliança deverá elevar a meta de gastos para 3% na Cúpula da OTAN em Haia, Holanda, nos dias 24 e 25 de junho.

A ação de Ottawa ocorre depois que o presidente Donald Trump ameaçou anexar o Canadá como o 51º estado, o que motivou uma eleição nacional em 28 de abril, na qual ambos os candidatos prometeram cumprir a meta de gastos da OTAN.

“Em um mundo cada vez mais perigoso e dividido, o Canadá precisa afirmar sua soberania. Adquiriremos rapidamente novos equipamentos e tecnologias, fortaleceremos nossa capacidade industrial de defesa e cumpriremos nosso compromisso de defesa com a OTAN este ano”, disse o Primeiro-Ministro Mark Carney.

O aumento adicional no financiamento eleva o valor que o Canadá reporta à OTAN como gasto em segurança nacional para C$ 62,7 bilhões no ano fiscal de 2025. Isso representa um aumento de 17,4% em relação ao nível de gastos planejado para este ano em Ottawa e um salto de 63,7% em comparação aos gastos do ano passado com defesa, disseram autoridades do governo.

Os C$ 9,3 bilhões extras destinam-se a cobrir déficits crônicos nas contas de prontidão das forças armadas canadenses, com novos investimentos em salários, manutenção, munições, assistência médica e com a indústria de defesa local.

Parte do financiamento adicional também introduzirá novas capacidades, incluindo a aquisição do Sistema de Lançamento Múltiplo de Foguetes Guiados Lockheed Martin de Alcance Estendido, que é disparado pelo Sistema de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade M142. O financiamento também cobre diversas aquisições anunciadas anteriormente, como radares over-the-horizon e mais sistemas de aeronaves não tripuladas para a região do ártico.

O anúncio não incluiu duas decisões importantes: o destino do projeto de aquisição dos 88 caças Lockheed Martin F-35A e a resposta de Carney à oferta de Trump para que o Canadá se juntasse ao sistema de defesa aérea e antimísseis Golden Dome, em um investimento de US$ 61 bilhões.

Fonte: Aviation Week

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login