Canadá anuncia oficialmente a compra de 88 F-35A. O governo do Canadá anunciou hoje — 9/01 que está oficialmente adquirindo 88 aeronaves Lockheed Martin F-35 Lightning II de 5ª geração. A definição é resultado da competição Future Fighter Capability Project (FFCP), destinado à aquisição de um novo caça para a Royal Canadian Air Force (RCAF).
A Royal Canadian Air Force receberá 88 caças furtivos F-35A, que irão substituir os Boeing CF-188 (F/A-18) Hornet, em serviço desde a década de 1980. A notícia já havia circulado mês passado, como divulgamos aqui em 23 de dezembro, sendo hoje confirmada oficialmente pelo governo do Canadá e pela Lockheed Martin em um press release. O Canada confirmou a escolha do F-35A como vencedor do FFCP em março de 2022.
“O Canadá é nosso amigo e um aliado próximo. A decisão deles de adquirir quase 90 jatos ressalta o valor do incrível F-35 Lightning II”, disse o Tenente-General Mike Schmidt da USAF — diretor-executivo do F-35 Joint Program Office. “O F-35 é o melhor do mundo, proporcionando interoperabilidade inigualável para a América, Canadá e outras 15 nações que selecionaram o caça. É um divisor de águas global. Através da projeção de poder, o F-35 está na ponta da lança para dissuasão. Sua presença avançada continuará a garantir que adversários em potencial escolham a diplomacia em vez do conflito armado”.
“Estamos honrados pelo governo do Canadá ter selecionado o F-35 e esperamos continuar nossa parceria com a Royal Canadian Air Force e a indústria de defesa canadense para entregar e manter a aeronave. A seleção do F-35 fortalece o poder aéreo aliado no Canadá, América do Norte e ao redor do mundo” — Bridget Lauderdale, vice-presidente da Lockheed Martin e gerente geral do programa F-35.
O F-35 fortalecerá a capacidade operacional do Canadá com seus aliados como uma pedra angular para a interoperabilidade com o NORAD e a OTAN. Como um nó crítico no espaço da missão de segurança do século 21, o F-35 oferece aos pilotos uma vantagem contra qualquer adversário e permite que eles executem sua missão e voltem para casa em segurança.
“Com nossos parceiros da indústria canadense, estamos honrados por esta seleção e pela manutenção de empregos críticos que continuarão a equipar a força de trabalho canadense com habilidades avançadas. O programa F-35 gera enormes benefícios econômicos para a indústria aeroespacial e de defesa do Canadá, e esperamos um crescimento contínuo” — Lorraine Ben, diretora-executiva da Lockheed Martin Canada.
Até o momento, o F-35 opera a partir de 27 bases em todo o mundo, com nove nações operando F-35s em seu território. As duas principais bases da RCAF, a 4 Wing de Cold Lake e a 3 Wing de Bagotville, estão sendo preparadas para receber os futuros vetores no período 2026 – 2032.
@CAS