Campanha de tiro aéreo da FAA contou com dois Pucarás e aluno uruguaio. Entre os dias 19 e 23 de dezembro, a Força Aérea Argentina (FAA) realizou o exercício de tiro aéreo, que compõem a enquadrada na fase chamada “Tiro Aire-Aire” do Curso de Padronização de Procedimentos para Aviadores de Combate (CEPAC – Curso de Estandarización de Procedimientos para Aviadores de Combate) 2022.
Conforme já havíamos noticiado anteriormente, as missões envolveram os jatos IA-63 Pampa II e os bimotores turboélices de ataque IA-58 Pucará, que serviram como aeronave reboque de alvo aéreo, ou como chamam os argentinos “Manguero” (rebocador da “manga de tiro”).
O treinamento ocorreu em espaço aéreo reservado localizado no setor norte/nordeste da Base Aérea Militar de Mar del Mar Prata, para onde foi deslocado um helicóptero BELL 412 que se manteve em “Alerta SAR”, como de costume nesses exercícios.
O objetivo do Exercício é adestrar pilotos de jatos IA-63 Pampa II, alunos do CEPAC, em surtidas de Tiro Aéreo. Nesta edição do CEPAC 2022, um dos alunos que compõem a turma em treinamento é piloto da Força Aérea Uruguaia (FAU).
Estiveram envolvidos neste treinamento pilotos, mecânicos, armeiros, socorristas e pessoal de logística da IV Brigada Aérea; III Brigada Aérea; VII Brigada Aérea; Flight Test Center (CEV) e Base Aérea Militar Mar del Plata, todas Unidades componentes da Força Aérea Argentina.
Fonte: FAA
@FFO