CAMCOPTER em testes no Ártico. A Schiebel, junto com a Andøya Space Defense, demonstrou com sucesso as capacidades do CAMCOPTER S-100 a bordo do navio da guarda costeira KV Nordkapp em águas norueguesas de operar em missões SAR em condições ambientais do Ártico.
O objetivo dos testes era demonstrar as capacidades de busca e salvamento (SAR) embarcadas e de vigilância marítima do CAMCOPTER S-100 nas condições gélidas do Ártico em latitudes acima de 75 graus norte. O ensaios de uma semana só foram possíveis graças ao “Arctic 2030”, um programa do Ministério das Relações Exteriores da Noruega, que visa apoiar os interesses noruegueses no extremo norte do planeta.
O objetivo era demonstrar que os Sistemas Aéreos Não Tripulados (UAS – Unmanned Air Systems) complementam de maneira ideal helicópteros tripulados, aumentando muito os esforços de SAR nesta parte remota do mundo.
OS testes comprovaram que o CAMCOPTER S-100 pode operar em condições climáticas adversas, onde helicópteros tripulados podem correr maior risco. O UAS foi equipado com um sensor Trakka TC-300 EO/IR, um Overwatch Imaging PT-8N Oceanwatch, uma antena Radionor como link de dados adicional para transmissão de vídeo, bem como um receptor de Sistema de Identificação Automática (AIS – Automatic Identification System).
“O CAMCOPTER S-100 é perfeito para operações marítimas, incluindo o Ártico ou Antártico. Ele provou várias vezes que pode operar em temperaturas de até -40º C e sob condições climáticas adversas. Estamos orgulhosos de poder demonstrar com sucesso essas capacidades notáveis para a Guarda Costeira e a Marinha da Noruega”.
Hans Georg Schiebel, Presidente do Grupo Schiebel.
@CAS