Calidus B-350 é apesentado no Dubai Airshow. Uma das grandes atrações do Dubai Airshow 2021 foi a apresentação pública do modelo em escala 1/1 da aeronave de treinamento e ataque Calidus B-350. Equipado com 12 pontos de fixação sob as asas para armas, pods e tanques extras, o B-350 da Calidus é uma evolução do B-250, projetado pela Novaer, que foi lançado no Dubai Airshow de 2017, e que está novamente em exibição na edição deste ano.
O B-350 é maior que o B-250, elevando o conceito de aeronave turboélice de treinamento/ataque/COIN/CAS a um nível totalmente novo. Equipado com um turboélice Pratt & Whitney Canada PW127 de 2.600 shp, ele tem uma envergadura de mais de 15 metros e um peso máximo de decolagem da ordem de 9 toneladas. Toda esta envergadura permite que ele tenha 12 pontos duros para fixação de armas (mísseis, bombas convencionais e inteligentes, foguete, etc), tanques, pods, além de poder transportar sob a fuselagem sensores eletro-óptico/infravermelho, antenas de radar e de guerra eletrônica.
Sua fuselagem é biplace construída, principalmente, de compostos de fibra de carbono. O tamanho da aeronave aliado a grande quantidade de pilones, já renderam a ele comparações com o lendário Douglas AD-1 Skyrider, uma aeronave de ataque e de Close air Support (CAS) que possuía verões naval e terrestre.
Já o B-250 é alimentado por um Pratt & Whitney Canada PT6A-68 de 1.600 shp, isto é, com 1.000 Shp a menos que o B-350. Ele é uma aeronave de treinamento avançado e de ataque leve da mesma clase do Beechcraft AT-6 Wolverine e do Embraer/SNC A-29B Super Tucano. Com sete pontos fixos sob as asas e fuselagem ele pode levar 1,7 toneladas de armas/tanques/pods além de carregar uma um sistema eletro-óptico/infravermelho. No Dubai Airshow 2019, os Emirados Árabes Unidos anunciaram um pedido para 24 para o B-250.
A Calidus também está comercializando o B-250T, uma versão de treinamento dedicada com um motor PT6A-62 de 950 shp. A empresa comercializa a aeronave como um veículo de treinamento básico e avançado, com estações de treinamento virtual, como radar e simulação de sensores, armas ar-ar e ar-solo e compatibilidade de óculos de visão noturna.
O Presidente Jair Bolsonaro que está em visita oficial aos Emirados Árabes Unidos desde o dia 13 de novembro, participou da abertura oficial do Dubai Airshow no dia 14, com visita ao pavilhão da Embraer. também teve a oportunidade de conhecer o Calidus B-250 e B-350 e conversar com pilotos brasileiros que trabalham na empresa.
O Dubai Airshow é um dos principais do mundo do setor, e conecta a indústria aeroespacial com profissionais do mundo inteiro. São mais de 20 países e mais de 160 aeronaves em exibição, da aéreas de aviação militar, comercial, executiva e privada.
@CAS