A empresa canadense CAE recebeu no dia 8 de fevereiro um contrato da Boeing para projetar e fabricar o hardware para Operational Flight Trainer (OFT) da aeronave P-8A Poseidon encomendado pela Royal New Zealand Air Force (RNZAF) no último mês de dezembro. Segundo o Departamento de Defesa dos EUA (DoD), a encomenda confirmada no dia 11 de dezembro de 2020, está avaliada em US$ 109 milhões.
Além do OFT, uma estação de briefing/debriefing do OFT (BDS – Briefing/Debriefing Station); um treinador de táticas de armas (WTT – Weapon Tactics Trainer) com um respectivo WTT BDS; uma sala de aula para instrutores de sistemas de gerenciamento de voo com 10 lugares; uma sala de aula de treinamento de sistemas de missão com 10 lugares; uma estação de geração de cenários; um treinador de manutenção virtual; gabinete de apoio à manutenção; e uma sala de aula para instrução de manutenção com 10 lugares.
A CAE também informou que irá desenvolver o P-8A Aircraft Equipment enhanced Desktop Environment (AeDTE) para uso como estações de treinamento das futuras tripulações do P-8A neozelandesas. Tanto o P-8A OFT quanto os AeDTE estão programados para entrega à Base Ohakea da RNZAF em 2023.
O P-8A OFT para o RNZAF será semelhante aos OFT que CAE e Boeing desenvolveram para a USN, a RAAF, a Marinha Indiana e a RAF. A RNZAF encomendou um total de quatro Boeing P-8A Poseidon.
@CAS