Cadetes suecos iniciam treinamento no 61º Stormo em Galatina. Após assinar, em 11/12/2023, um acordo de 10 anos com a Aeronautica Militare Italiana (AMI) para realizar o treinamento de seus pilotos de caça, os primeiros alunos da Sweden Air Force (SwAF) iniciaram seu treinamento no dia 22/01, na Itália, a partir do aeroporto militar de Lecce-Galatina, lar do 61º Stormo.
O treinamento acontece nos MB-339 do 61° Stormo ‘Carlo Negri’ sediado na Base Aérea de Lecce-Galatina (Fases 2 e 3), e após eles irão para a Escola Internacional de Treinamento de Voo ou International Flight Training School — IFTS (Fase 4), também na Base Aérea de Lecce-Galatina.
Os jovens cadetes, após um curto período adaptação, iniciarão a Fase II do curso “Treinamento Primário de Pilotos” no dia 22 de janeiro de 2024 no 214º Grupo de Voo, através do qual adquirirão os conhecimentos básicos necessários e habilidades de voo militar, voando o MB-339A.
O treinamento continuará com a subsequente Fase III da Pista de Caça “Treinamento Especializado de Pilotos”, gerenciado pelo 213º Grupo, que, por meio de uma preparação mais avançada e específica, lhes permitirá atingir o estágio mais importante e significativo no longo caminho para a plena operacionalidade, a capacidade de obtenção de licença de piloto militar. Ali voarão o MB-339CD e T-345.
Uma vez obtido o distintivo “águia com torre”, que distingue os pilotos militares, o processo continuará na Ala 61 sob a orientação do 212º Grupo/IFTS, na Escola Internacional de Treinamento de Voo de Decimomannu, um campus de treinamento inovador e de última geração, resultante da colaboração entre a Força Aérea e Leonardo. Lá voarão o T-346A.
Terá assim início a Fase IV “Lead-In to Fighter Training”, um caminho que, através do altamente avançado Sistema de Treinamento Integrado 346 (ITS-346), permitirá uma transição mais suave para atividades operacionais em aeronaves de última geração.
A Suécia junta-se às inúmeras nações que ao longo dos anos escolheram a Força Aérea Italiana e o 61º Stormo, demonstrando o reconhecido valor internacional da qualidade da formação oferecida pela escola de aviação italiana.
Para o Coronel Vito Conserva, Comandante da 61º Stormo, “a presença cada vez mais significativa de pessoal estrangeiro confirma o crescimento contínuo da nossa escola, hoje um consolidado centro de excelência em treinamento de voo, baseado nos mais modernos meios da Força Aérea Italiana”.
@CAS