Caças suecos e dinamarqueses interceptam IL-20 russo. Na semana passada, dois caças JAS39C Gripen da Força Aérea da Suécia (SwAF) e dois F-16AM Fighting Falcon da Força Aérea Real Dinamarquesa (RDAF) interceptaram uma aeronave russa IL-20 Coot-A, sobrevoando o espaço aéreo do Mar Báltico. Esta foi a primeira missão conjunta de ambas Forças Aéreas neste tipo de operação.
“Pouco depois das 13h de quinta-feira (20), os aviões de combate suecos e dinamarqueses encontraram uma aeronave militar russa, no rumo oeste, voando entre as ilhas dinamarquesas de Själland e Bornholm. A missão conjunta é prova de nossa estreita e boa cooperação com a força aérea dinamarquesa”, disse a SwAF em comunicado.
As aeronaves militares russas rotineiramente patrulham setores do Mar Báltico, e é uma obrigação da Suécia e da Dinamarca enviar seus caças para identificar e escoltar essas aeronaves, que normalmente operam sem plano de voo ou contato com órgão de controle de tráfego aéreo. Essa situação coloca em risco voos civis e comerciais que voam na região.
Derivado do quadrimotor soviético de passageiros Ilyushin IL-18, o Il-20M “Coot-A” é uma versão militares desenvolvidas para missões especializadas de guerra eletrônica ELINT (Electronics Intelligence) e monitoração de sinais SIGINT (Signals Intelligence). Pelo menos dez Coot-A estariam ativos na Força Aérea e Aviação Naval Russa.
Depois de algum tempo sob escolta dos caças da SwAf e RDAF, o Coot-A russo retornou ao seu país.
@FFO