Caças Shenyang J-8 ainda são importantes na defesa aérea chinesa. Muito embora sua aposentadoria esteja próxima, o caça chinês Shenyang J-8 ainda desempenha um importante papel integrado ao sistema de combate do Exército de Libertação Popular da China (PLA). A informação foi repassado por Chen Lu, piloto de J-8 no Regimento de Aviação do Comando Norte do PLA, em recente entrevista à China Central Television (CCTV).
a versão do caça referida por Chen é o J-8II, uma versão significativamente melhorada do J-8 original. “Durante os estágios iniciais de seu projeto, o objetivo dos engenheiros foi desenvolver uma aeronave de alta altitude e alta velocidade, de modo que seu desempenho em alta altitude fosse excelente”, disse Chen.
Da perspectiva atual, o J-8 se tornou uma aeronave ultrapassada, e muitos pilotos mais jovens estão procurando voar caças mais avançados como o J-16 e o J-20, mas Chen ainda prefere o J-8, porque conhece bem o jato, depois de tantos anos voando nele. “O J-8 pode fazer manobras de grande performance em altas altitudes – superior a 10 mil metros -, contribuindo para o sistema de combate integrado”, disse Chen.
O J-8II foi desenvolvido para ser um interceptador de alta altitude e alta velocidade e um caça de superioridade aérea, mas sob os novos requisitos de combate no século 21, suas funções originais estão sendo substituídas por caças a jato mais avançados, o que significa que ele está perto de encerrar suas operações, disse Wei Dongxu, um especialista militar chinês, ao Global Times.
“Antes de sua aposentadoria, o J-8II tem outra função. Ele pode ser equipado com pods de reconhecimento e realizar missões táticas aproveitando suas capacidades de alta altitude”, disse Wei.
O programa da CCTV sobre o J-8, foi produzido para homenagear Wang Wei, um piloto de J-8II da Marinha do PLA que perdeu a vida em 1º de abril de 2001, ao interceptar uma aeronave de inteligência de sinais EP-3 dos Estados Unidos, na Zona econômica Exclusiva da China a sudeste da ilha de Hainan. Wei caiu nas águas do Mar da China Meridional, depois de colidir seu jato com o avião espião dos EUA.
“A aproximação da aposentadoria do J-8II também é um reflexo do rápido desenvolvimento da indústria da aviação chinesa, que possui um grande número de caças furtivos J-20 e caças multimissão J-16, superando o envelhecidos J-8II em todos os aspectos”, disse Wei. “Como guardiões do céu mais poderosos, eles podem proteger melhor o país, marcando a entrada da aviação da China em uma nova era”, completou Wei.
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