Caças Rafale da Armee de l’Air Francesa colidem em voo. Dois caças Dassault Rafale C da Armee de l’Air et de l’Espace Francesa (AAE) colidiram em voo durante um show aéreo realizado ontem (22/05), na Base Aérienne 709 Cognac-Châteaubernard. O incidente envolveu duas aeronaves da equipe de demonstração “Vautour Bravo”, que pousaram com segurança, sem feridos.
O fato aconteceu no segundo dia do show aéreo de Châteaubernard, enquanto os caças realizavam uma demonstração de voo com manobras táticas. Diversas imagens divulgadas nas redes sociais mostram que o Rafale do “Ala” (matrícula 110/30-IN), colidiu sua fuselagem e o canard direito contra o topo da deriva do “Líder” (122/30-GA).
O impacto arrancou a parte que aloja os sensores do conjunto eletrônico SPECTRA do caça, incluindo o sistema de detecção de lançamento de mísseis. Destroços das aeronaves, incluindo a parte da deriva do 122/30-GA, caíram na vila de Gensac-la-Pallue, localizada a nove quilômetros a leste da base aérea. Cerca de 30 mil pessoas estavam assistindo ao show aéreo, e apesar de uma casa ser atingida pelos destroços, felizmente ninguém ficou ferido em solo.
Ambas aeronaves são operadas pela Escadre de Chasse 3/30 (EC03.030) “Lorraine”, sediada na Base Aérienne 118 Mont-de-Marsan. O Rafale 122/30-GA, do “Líder” da esquadrilha, ostentava um esquema de pintura de tigre, especialmente criado para o exercício NATO Tiger Meet 2022, realizado na Grécia entre 09 e 20 de maio.
Formada em janeiro de 2020, a equipe de exibição “Vautour Bravo” é relativamente nova, sendo uma continuação das extintas equipes “Ramex Delta” e “Couteaux Delta”, que utilizavam caças Mirage 2000. Em suas apresentações, os pilotos da “Vautour Bravo” demonstram as capacidades de combate dos caças Rafale da AAE.
@FFO