

Caças japoneses interceptam drone espião chinês. A Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF) enviou seus caças de defesa aérea para interceptar um drone de vigilância de alta altitude da China, que cruzou entre as ilhas de Yonaguni e Taiwan, na segunda-feira (24).
“Na segunda-feira, 24 de novembro, foi confirmada a passagem de uma aeronave não tripulada, presumivelmente chinesa, entre a Ilha de Yonaguni e Taiwan, e, em resposta, aeronaves de combate da Força Aérea de Autodefesa do Sudoeste do Japão foram acionadas para interceptá-las”, informou o comunicado oficial do Estado-Maior Conjunto do Ministério da Defesa do Japão.
Os caças da JASDF em alerta de Defesa Aérea no Sudoeste do Japão, foram acionados para identificar e escoltar o tráfego desconhecido. A Unidade é responsável pela proteção do espaço aéreo de Okinawa, Ilhas Sakishima e da primeira cadeia de ilhas que se estende de Kyushu a Taiwan. O ministério não especificou o tipo de caças mobilizados nem forneceu detalhes operacionais.

As tensões entre o Japão e a China aumentaram nos últimos meses. Tóquio continua a relatar frequentes interceptações envolvendo aeronaves militares chinesas operando perto de seu espaço aéreo, incluindo drones, bombardeiros e aeronaves de patrulha.
O voo do início desta semana segue um padrão de aumento das atividades de aeronaves não tripuladas perto do Japão. O Estado-Maior Conjunto observou que o drone foi identificado como “presumivelmente chinês” e não divulgou informações adicionais sobre seu modelo, altitude ou missão.
O Japão divulga rotineiramente informações sobre as trajetórias de voo após incursões de aeronaves estrangeiras para documentar a atividade e manter a transparência em relação à sua postura de defesa aérea.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO