• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Caças japoneses interceptam drone espião chinês

25 de novembro de 2025
Caças japoneses interceptam drone espião chinês. Um drone de vigilância chinês WZ-7 voando próximo à Taiwan no ano passado. Foto: MD Taiwan.
Caças japoneses interceptam drone espião chinês. Um drone de vigilância chinês WZ-7 voando próximo à Taiwan no ano passado. Foto: MD Taiwan.

Caças japoneses interceptam drone espião chinês. A Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF) enviou seus caças de defesa aérea para interceptar um drone de vigilância de alta altitude da China, que cruzou entre as ilhas de Yonaguni e Taiwan, na segunda-feira (24).

“Na segunda-feira, 24 de novembro, foi confirmada a passagem de uma aeronave não tripulada, presumivelmente chinesa, entre a Ilha de Yonaguni e Taiwan, e, em resposta, aeronaves de combate da Força Aérea de Autodefesa do Sudoeste do Japão foram acionadas para interceptá-las”, informou o comunicado oficial do Estado-Maior Conjunto do Ministério da Defesa do Japão.

Os caças da JASDF em alerta de Defesa Aérea no Sudoeste do Japão, foram acionados para identificar e escoltar o tráfego desconhecido. A Unidade é responsável pela proteção do espaço aéreo de Okinawa, Ilhas Sakishima e da primeira cadeia de ilhas que se estende de Kyushu a Taiwan. O ministério não especificou o tipo de caças mobilizados nem forneceu detalhes operacionais.

Mapa divulgado pelas autoridades japonesas mostra a trajetória de voo da aeronave "presumivelmente chinesa", que passou através do canal entre Taiwan e Yonaguni, a ilha mais ocidental do Japão, em direção ao Mar das Filipinas. Foto: Estado-Maior Conjunto do Ministério da Defesa do Japão.
Mapa divulgado pelas autoridades japonesas mostra a trajetória de voo da aeronave “presumivelmente chinesa”, que passou através do canal entre Taiwan e Yonaguni, a ilha mais ocidental do Japão, em direção ao Mar das Filipinas. Foto: Estado-Maior Conjunto do Ministério da Defesa do Japão.

As tensões entre o Japão e a China aumentaram nos últimos meses. Tóquio continua a relatar frequentes interceptações envolvendo aeronaves militares chinesas operando perto de seu espaço aéreo, incluindo drones, bombardeiros e aeronaves de patrulha.

O voo do início desta semana segue um padrão de aumento das atividades de aeronaves não tripuladas perto do Japão. O Estado-Maior Conjunto observou que o drone foi identificado como “presumivelmente chinês” e não divulgou informações adicionais sobre seu modelo, altitude ou missão.

O Japão divulga rotineiramente informações sobre as trajetórias de voo após incursões de aeronaves estrangeiras para documentar a atividade e manter a transparência em relação à sua postura de defesa aérea.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login