Caças J-20 da PLAAF estão patrulhando os mares do leste e sul da China. Os caças furtivos J-20 da Força Aérea do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLAAF) começaram a realizar missões de patrulha de rotina nas regiões dos Mares do Leste e do Sul da China. O anúncio foi feito na mídia estatal por Ren Yukun, Chefe da Equipe de Inspeção e membro líder do partido na estatal Aviation Industry Corporation of China (AVIC).
Em uma coletiva de imprensa em 12 de abril, Yukun teria dito que se tornou uma rotina de treinamento para os Chengdu J-20 voar em missões de “patrulhas de combate” no Mar da China Oriental e “patrulhas de alerta” no Mar da China Meridional. Ele acrescentou que essas operações estão sendo realizadas depois que o J-20 passou a usar motores desenvolvidos localmente.
Os caças furtivos foram originalmente equipados com motores russos Saturn AL-31FN, que estão sendo gradualmente substituídos por turbofans chineses Shenyang-Liming WS10C, mais potentes e eficientes.
Os primeiros J-20A equipados com os motores WS10C entraram em serviço na 172ª Brigada Aérea da PLAAF. Desde abril do ano passado, as aeronaves também estariam operacionais na 1ª Brigada Aérea da Base Aérea de Anshan, subordinada ao Comando Operacional do Norte. O Comando da PLAAF não anunciou oficialmente quando os J-20 foram implantados no Comando Operacional do Sul. Estima-se que cerca de 40 caças furtivos J-20 em serviço operacional na PLAAF.
O anúncio de Yukun segue comentários de março, onde o General Kenneth Wilsbach, Comandante da USAF no Pacífico, disse que aeronaves dos EUA se encontraram com os J-20 chineses sobre o Mar da China Oriental.
Fonte: Janes Defense
@FFO