

Caças J-10C da equipe acrobática da Força Aérea Chinesa farão sua estreia no Singapore Airshow. A Equipe Acrobática “Bayi” da Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF) fará sua estreia com os J-10C no Singapore Airshow, que ocorrerá entre 03 e 08 de fevereiro de 2026. Os sete caças voaram da China para a Singapura com apoio de reabastecimento em voo de um avião-tanque YY-20A da PLAAF.
O canal militar da Televisão Central da China (CCTV) informou os pilotos dos caças J-10C da equipe “Bayi” realizaram, na semana passada, sessões de treinamento com o objetivo de finalizar algumas manobras especialmente adaptadas para a geografia no entorno do Aeroporto de Changi, onde ocorrerá a 10ª edição do Singapore Airshow.
Um dos pilotos da Esquadrilha Bayi, Zhang Chunlei, disse à CCTV que “o repertório de manobras foi ampliado para incluir um rolamento em formação com seis aeronaves, uma passagem rasante com cinco aeronaves e uma rotação em torno do próprio eixo, executada pela aeronave nº 6. Essas manobras acrobáticas farão sua estreia no Singapore Airshow”.

A Equipe Acrobática Bayi esteve no Singapore Airshow 2020, quando ainda operava com a versão antiga do J-10, que não tinham a capacidade de serem reabastecidos em voo. Desde 2023 os “Bayis” utilizam a versão mais moderna J-10C do caça chinês.
O piloto ouvido pela CCTV disse que, ao contrário da participação de 2020, quando as aeronaves fizeram escalas em vários aeródromos antes de chegar a Singapura, desta vez a equipe fez apenas uma parada técnica no translado, que contou com o apoio de reabastecimento em voo do YY-20A.
O caça J-10C da China despertou interesse internacional após sua versão de exportação, o J-10CE, ter obtido sucesso em combate real travado entre o Paquistão e a Índia em maio de 2025. Segundo a imprensa oficial chinesa, o caça abateu múltiplas aeronaves inimigas em combate aéreo sem sofrer nenhuma perda.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO