Caças indianos escoltam C-130J de Bangladesh com ex-primeira ministra que deixou o poder. Após renunciar ao cargo, a primeira-ministra de Bangladesh, Sheikh Hasina, deixou o país em meio a uma onda de violentos protestos contra seu governo. Acompanhada de familiares, a líder de 76 anos seguiu para a Índia a bordo de um C-130J Hércules da Força Aérea de Bangladesh (BAF).
Utilizando o indicativo de chamada no rádio “AJAX 1431”, o C-130J matrícula S3-AGH foi registrado pelo site FlightRadar 24, entrando no espaço aéreo indiano na tarde de hoje (05/08) pela província de Bengala Ocidental, no oeste do país. O destino final foi a Base Aérea de Hindon, nos arredores de Calcutá, onde a ex-premier Hasina foi recebida no final da tarde por autoridades da Índia.
Fontes militares afirmaram para a mídia indiana que o voo do C-130 de Bangladesh foi monitorado pelos radares de defesa aérea. Para fornecer mais segurança à aeronave da BAF, dois caças Rafale do Esquadrão 101 “Falcons“, sediados na Base Aérea de Hashimara, foram destacados para escoltar o Hércules durante seu trajeto até Hindon AFB.
No poder há 15 anos, os protestos contra o governo de Hasina se intensificaram nas últimas semanas sob contexto de crescente insatisfação popular que resultaram em violentos confrontos. De acordo com agências de notícias locais, Hasina e sua irmã mais nova, Sheikh Rehana, escaparam de helicóptero da sua residência, minutos antes da invasão dos manifestantes.
O Comandante das Forças Armadas de Bangladesh, General Waker-Uz-Zaman, declarou em comunicado que um governo interino será formado. “É um momento crítico para o nosso país. Estou assumindo a responsabilidade agora e pediremos ao presidente para formar um governo interino para liderar o país nesse período de transição”, disse o Oficial-General em entrevista coletiva.
@FFO