Caças FA-50 da PAF interceptaram a aeronave misteriosa sobre as Filipinas. A Agência de Notícias do Governo das Filipinas (PNA – Philippine News Agency) emitiu uma nota sobre o avistamento de uma aeronave não identificada sobrevoando o país, e que foi interceptada por caças da Força Aérea das Filipinas (PAF – Phillipine Air Force). O caso ocorreu no amanhecer do último dia 02 de setembro, quando um fotógrafo filipino registrou a passagem da misteriosa aeronave sobre a região leste do país.
A nota da PNA inicialmente salienta que a PAF mantém esquadrões de caças FA-50 em Alerta de Defesa Aérea, muito antes do referido avistamento da aeronave não identificada, que foi observada voando a 120 milhas náuticas a noroeste de Bolinao, Pangasinan.
“A PAF está sempre alerta para aeronaves clandestinas que entram em nosso espaço aéreo sem a devida autorização ou permissão. Os FA-50 estão sempre em alerta mesmo antes da (interceptação) do dia 2 de setembro”, disse o Tenente-Coronel Maynard Mariano, Porta-Voz da PAF, em uma mensagem enviada à PNA.
Segundo a PAF, na semana passada os radares do Centro de Controle de Defesa Aérea das Filipinas (PADCC – Philippine Air Defense Control Center) detectaram a aeronave desconhecida, voando sem autorização na Zona de Identificação de Defesa Aérea do país (ADIZ – Air Defense Identification Zone). Após diversas tentativas de contato-rádio com a aeronave, e sem obter respostas, a Autoridade de Aviação Civil das Filipinas (CAAP – Civil Aviation Authority of the Philippines) classificou o “alvo-radar” em “trajeto desconhecido de interesse”.
Diante da falta de resposta do invasor, a PADCC acionou os dois caças FA-50 da PAF que estavam em alerta, com objetivo de interceptar, identificar e acompanhar o tráfego desconhecido. O relatório da missão, informa que quatro minutos após os caças FA-50 interceptarem a aeronave desconhecida, esta mudou sua trajetória para rumo norte, e acelerou para 400 nós, afastando-se do espaço aéreo filipino. A interceptação foi encerrada às 09h45 (local).
O Tenente-Coronel Mariano disse à PNA, que o incidente está sendo investigado e que eles estão tentando determinar o tipo exato da aeronave interceptada e não identificada. “Podemos não saber realmente a origem da referida aeronave, e o seu modelo, e não queremos especular sobre o avistamento da testemunha. Mas é bom saber que nossos compatriotas estão começando a apreciar a importância da segurança do nosso espaço aéreo, e isso é uma grande ajuda para nos ajudar a vigiar os céus”, disse o Oficial da PAF.
Relembrando o caso, ao amanhecer do último dia 02 de setembro, o fotógrafo filipino Michael Fugnit, registrou uma aeronave misteriosa voando em alta altitude na região de Magdalena de Sorsogon, leste do país. A fotografia mostra o que parece ser uma asa voadora de grande envergadura, a qual especialistas sugerem que seja o classificado UAS norte-americano, RQ-180, produzido pela Northrop Grumman RQ-180. Leia mais aqui.
Fonte: PNA
@FFO