Caças F-35B do USMC irão operar no porta-helicópteros japonês JS Izumo. O Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC – US Marine Corps) irá realizar uma série de operações embarcadas com os seus caças F-35B Lightning II em um porta-helicópteros modificado da Força Marítima de Autodefesa do Japão (Kaijō Jieitai). As operações ocorrerão entre 03 e 07 de outubro na costa japonesa do Oceano Pacífico, e servirão para certificar as modificações realizadas no JS Izumo (DDH-183), que futuramente irá operar uma unidade embarcada de caças F-35B.
O Japão encomendou para a Lockheed Martin 105 caças F-35A para operações terrestres, e 42 F-35B, para operações embarcadas SVTOL (Short Take Off and Vertical Landing — Decolagens Curtas e Pousos Verticais). As entregas deverão ocorrer no ano fiscal (FY) 2023 (com 18 aeronaves), FY2024 (06) e FY2025 (02). Eles formarão o Esquadrão 20, sediado na Base Aérea de Nyutabaru, na Prefeitura de Miyazaki, sudoeste do Japão, além de compor esquadrões embarcados nos porta-aviões da Classe Izumo, o JS Izumo (DDH-183)e o JS Kaga (DDH-184).
O porta-helicópteros JS Izumo atracou nas instalações da Marine Corps Air Station (MCAS) de Iwakuni, província de Yamaguchi, na manhã de 30/09. O USMC tem dois esquadrões de F-35B baseados na MCAS Iwakuni, o Marine Fighter Attack Squadron 121(VMFA-121) “Gren Knights”, que opera o caça há quase uma década e o VMFA-121 “Bats Profane”, que recentemente alcançou capacidade operacional inicial no Lightning II.
A conversão do JS Izumo (DDH-183) ficou a cargo do estaleiro Japan Marine United, de Isogo, Yokohama. Para receber as aeronaves de asas fixas, nesta primeira fase foram realizadas diversas modificações, desde iluminação, marcação do convés, alterações internas, revestimento do piso com tinta resistente ao calor das altas temperaturas geradas pelos escapamentos do F-35B, entre outras.
O governo japonês alocou cerca de US$ 60 milhões para as modificações do Izumo, sendo US$ 32,2 milhões para a aquisição do Sistema de Aproximação e Pouso de Precisão Conjunta da Raytheon (JPALS), e US$ 10,7 milhões para receber suporte técnico dos EUA. A próxima etapa da conversão, incluirá a reconstrução da proa do convés, que tem formato trapezoidal para um retangular, além de alterações nos espaços internos para acomodar os jatos.
Essas alterações provavelmente criarão um aumento na capacidade de armazenamento de combustível de aviação, além de armazenamento de armamentos e munições. A conclusão da conversão do Izumo está prevista para 2026, quando deverá ter início a modificação do seu irmão o JS Kaga (DDH-184). Foi estimado que cada porta-aviões convertidos poderão operar pelo menos uma dúzia de F-35B.
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