Caças F-35A noruegueses interceptam Beriev A-50 Mainstay da Rússia. Menos de um mês após receberem a missão QRA (Quick Reaction Alert) ou alerta de defesa aérea na Base Aérea de Evenes (EVE/ENEV), os caças Lockheed Martin F-35A da Força Aérea Real Norueguesa, ou Luftforsvaret (RoNAF), já estão atuando em acionamentos reais.
Na manhã da última quarta-feira (02/02), os radares da Estação de Controle e Alerta de Sørreisa, no norte da Noruega, detectaram algumas aeronaves militares russas deixando o setor de Kola, Murmansk, pela costa do Mar de Barents, seguindo em direção Oeste, para o Mar da Noruega.
Com base nessas informações, às 09h00 (horário local), dois caças F-35A em contingência QRA da Base Aérea de Evenes, foram enviados para identificar os alvos. Na costa da região de Finnmark, extremo norte da Noruega, identificaram a aeronave Beriev A-50U “Mainstay”, matrícula RF-50610 “Vermelho 42”, de de Alerta Aéreo e Controle Antecipado (AEW&C), das Forças Aerospaciais da Federação Russa (RF VKS).
Após a identificação, os caças F-35A escoltaram o Mainstay russo até ele se afastar da costa norueguesa, antes de retornar a Evenes. De acordo com observação dos radares de Sørreisa, o outro grupo de aeronaves russas se dividiu, com alguns retornando a Kola e outros seguindo para o sul no Mar da Noruega. Estes últimos foram interceptados e escoltados pelos F-35A em QRA da Estação da RoNAF de Ørland.
“A identificação de hoje mostra que os F-35 estão trabalhando no novo papel baseado em Evenes. Por meio dessa preparação, estamos cuidando de um trabalho muito importante para a OTAN. Realizamos uma tarefa para a qual estamos bem preparados e continuamente prontos para resolver”, disse o Major-General Rolf Folland, Chefe da RoNAF.
Conforme noticiamos, no último dia 06 de janeiro, os caças os Lockheed Martin F-16AM/BM repassaram para a missão QRA de Evens para dois Lockheed Martin F-35A, que permanecerão em alerta constante, para a defesa do espaço aéreo norueguês.
Na semana passada, a Rússia anunciou em fontes abertas que realizaria uma série de exercícios militares marítimos no futuro. As áreas anunciadas foram o Atlântico, Pacífico, Nórdico e Mediterrâneo, com a participação de mais de 140 navios de guerra e embarcações de apoio. A RoNAF informou que seus vetores de patrulha marítima P-3C Orion e DA-20 estão acompanhado toda a atividade russa na costa norueguesa.
Fonte: Luftforsvaret
@FFO
A Luftforsvaret, ou Força Aérea Real Norueguesa (RNoAF), desdobrou no mês passado, quatro caças F-35A Lightning II para a Base Aérea de Keflavik, na Islândia, onde assumiram a tarefa de Policiamento Aéreo da OTAN. O destacamento norueguês está composto por 120 militares que trabalham em conjunto com a Guarda Costeira…
Em "Notícias"
Aeronaves F-16AM e F-35A da Real Força Aérea Norueguesa (RNoAF - Royal Noruegin Air Force) interceptaram um grupo de aeronaves russas no dia 28 de outubro. Esta foi a primeira vez que os Lockheed Martin F-35 da RoNAF em missão de QRA, interceptaram aeronaves russas em seu próprio espaço aéreo.
Em "Notícias"
A Força Aérea Real da Noruega (RoNAF) recebeu no final da semana passada dois novos caças F-35A Lightning II, com outras duas aeronaves previstas para chegar ao país nas próximas semanas. Os novos caças foram recebidos na tarde da última sexta-feira (08) na Estação Aérea de Orland, oeste da Noruega.
Em "Notícias"