• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Caças F-35A da USAF pela primeira vez nas Filipinas

21 de julho de 2025

U.S. Air Force Senior Airman Orrin Hammontree, 421st Mission Generation Force Element F-35A dedicated crew chief, stands ready to direct an F-35A Lightning II during exercise Cope Thunder 25-2 at Clark Air Base, Philippines, July 10, 2025. Cope Thunder is a bilateral tactical fighter exercise between U.S. Pacific Air Forces and the Philippine Air Force that strengthens interoperability and reinforces a shared commitment to regional stability. (U.S. Air Force photo by Master Sgt. Bradley A. Kasch)

Caças F-35A da USAF pela primeira vez nas Filipinas. Fotos: USAF.
Caças F-35A da USAF pela primeira vez nas Filipinas. Fotos: USAF.

Caças F-35A da USAF pela primeira vez nas Filipinas. Caças F-35A Lightning II da USAF operaram recentemente nas Filipinas pela primeira vez, como parte do Exercício Cope Thunder 2025. Oriundos da Base Aérea de Hill, em Utah, os jatos americanos foram destacados para a Base Aérea de Basa, no norte das Filipinas, a região mais próxima de Taiwan.

Durante o Exercício Cope Thunder 2025, realizado entre 07 e 18 de julho, os F-35A americanos voaram ao lado de jatos de ataque FA-50 e turboélices de ataque leve A-29 Super Tucanos da Força Aérea das Filipinas (PhAF).

“O Exercício Cope Thunder visa facilitar o treinamento bilateral de caças com a Força Aérea das Filipinas, aumentando a prontidão da Aliança e a interoperabilidade combinada entre as forças participantes”, disse o Comando da USAF no Pacífico (PACAF).

Até março de 2023, os EUA nunca haviam enviado caças de quinta geração para as Filipinas, quando os F-22 da USAF pousaram na Base Aérea de Clark pela primeira vez. Em 2024, o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC) enviou seus F-35B também para treinamento na Clark AFB.

As Filipinas vem aumentando discretamente seus laços com Taiwan, em um afastamento significativo de políticas anteriores em meio a conflitos sobre as reivindicações de Pequim sobre o Mar da China Meridional, de acordo com recente reportagem do jornal The Washington Post.

Criado em 1976, o Cope Thunder foi realocado para a Base Aérea de Eielson em 1992, posteriormente renomeado como Red Flag Alaska. Retomado nas Filipinas em 2023, este exercício oferece uma plataforma distinta para integrar forças e aprimorar a interoperabilidade entre as Forças Aéreas das Filipinas e dos Estados Unidos.

Fonte

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login