Caças F-35A da Holanda realizam sua 1ª interceptação de aeronaves russas. Dois caças F-35A Lightning II da Força Aérea Real Holandesa (KLu – Koninklijke Luchtmacht), temporariamente baseados em Malbork, na Polônia, interceptaram três aeronaves militares russas. A ação ocorreu na última segunda-feira (13/02), próximo da fronteira entre a Polônia e o enclave russo de Kiliningrado.
As aeronaves russas, dois caças Sukhoi Su-27 Flanker escoltando um Ilyushin Il-20M Coot-A se aproximaram muito do espaço aéreo polonês, enquanto voavam para o Oblast de Kaliningrado, um enclave russo situado no extremo ocidental da Europa.
A esquadrilha russa foi interceptada e acompanhada pelos F-35A holandeses e por dois Eurofighters EF2000 da Luftwaffe, até se afastarem do espaço aéreo da OTAN e retornassem para Kaliningrado.
Derivado do quadrimotor soviético de passageiros Ilyushin IL-18, o Il-20M “Coot-A” é uma versão militares desenvolvidas para missões especializadas de guerra eletrônica ELINT (Electronics Intelligence) e monitoração de sinais SIGINT (Signals Intelligence). Pelo menos dez Coot-A estariam ativos na Força Aérea e Aviação Naval Russa.
Os oito caças F-35A Lightning II do Esquadrão 322 da KLu, sediados na Base Aérea de Leeuwarden (matrículas F-010, F-011, F-014, F-016, F-017, F-018, F-020 e F-022), chegaram na Polônia no último dia 27 de janeiro, onde permanecerão até o final do próximo mês de março. Eles realizam missões de Policiamento Aéreo Aprimorado da OTAN, além de treinamentos aéreos com aliados.
A Base Aérea de Leeuwarden, na Holanda, será temporariamente fechada entre os dias 03 de abril e 25 de agosto, para serviços de manutenção da sua pista de pouso. Quando retornarem da Polônia, muito possivelmente os oito F-35A do 322 Sq, seguirão para a Base Aérea de Volkel, no sul da Holanda.
Fonte: Scramble Magazine
@FFO