Caças F-35 Lightning II estão dominando a Europa. Os recentes anúncios da República Checa e da Grécia confirmando a sua decisão pela compra do Lockheed Martin F-35 Lightning II Joint Strike Fighter (JSF), demonstra o contínuo progresso nas vendas do caça de quinta geração norte-americano pela Europa.
Em 26 de janeiro, o Departamento de Estado dos EUA aprovou a venda de até 40 caças F-35A de decolagem e pouso convencional (CTOL) para a Grécia, e três dias depois, em 26 de janeiro, o governo tcheco assinou uma Carta de Oferta e Aceitação (LOA) envolvendo a negociação de 24 unidades do mesmo modelo. Com isso, os dois países estão no caminho para se juntarem às outras 11 nações europeias que já declararam a sua intenção ou adquiriram os F-35 Lightning II.
O gráfico que abre essa matéria de autoria de Janes Defense, mostra claramente a distribuição dos F-35 na Europa. Basicamente são duas versões, o F-35A CTOL com cerca de 537 aeronaves recebidas, encomendadas ou pretendidas por 14 países, e 129 F-35B VTOL (decolagem vertical e pouso curto) por três países. A arte apresenta a Espanha e Portugal que ainda não firmaram pedidos, mas estão em processo de estudos.
Quando o Departamento de Estado dos EUA aprovou a venda para a República Tcheca em junho de 2023, via programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS), o valor estimado do negócio era de US$ 5,6 bilhões, o que cobria as aeronaves, armamentos (ar-ar e ar-superfície), peças sobressalentes, treinamento, suporte técnico e adequação da infraestrutura das Bases Aéreas para receber os novos jatos.
O governo da República Tcheca aprovou em setembro de 2023 a aquisição dos F-35A, autorizando o Comando da Força Aérea Tcheca iniciar o programa de aquisição das aeronaves, armamentos e equipamentos relacionados. O cronograma prevê que o processo de preparação e entrega das aeronaves ocorrerá de 2024 à 2034, com todas as aeronaves entregues e operacionais na Base Aérea de Čáslav até 2035.
Fonte: Janes
@FFO