

Caças F-35 da USAF e FA-50PH das Filipinas participam do Exercício Cope Thunder 25-2. Caças F-35A da USAF e FA-50PH da Força Aérea das Filipinas (PhAF) participam do Exercício Conjunto “Cope Thunder 25-2”, que ocorre entre os dias 07 e 18 de julho na Base Aérea de Clark, Mabalacat City, situada a cerca de 85 km ao norte de Manila.

Com a participação de aproximadamente 2.500 militares de ambos países, o “Cope Thunder 25-2” tem por objetivo manter a interoperabilidade, prontidão operacional e adestramento conjunto de operações aéreas táticas entre as USAF e PhAF. As atividades incluem missões de apoio aéreo aproximado (CAS), defesa aérea, reabastecimento em voo (REVO) e coordenação de meios em cenário combinado.

Participam nesta edição os caças F-35A do 421º Esquadrão de Caças (421nd FS) “Black Windows” da USAF, caças FA-50PH do 7º Esquadrão Tático de Caças “Bulldogs” da PHAF, além de outros meios aéreos filipinos, como os caças leves A-29B Super Tucano e os helicópteros AW109, S-76A e S-70i Black Hawk, empregados em missões de transporte tático, evacuação aeromédica e apoio aéreo.

Com a primeira edição realizada em 1976, o exercício Cope Thunder é desenvolvido no âmbito do Tratado de Defesa Mútua e Acordo de Cooperação Avançada de Defesa, assinados entre os EUA e as Filipinas, em 1951 e 2014, respectivamente. Pelo Artigo IV do Tratado de Defesa Mútua os EUA deverão intervir em defesa das Filipinas, caso ocorra qualquer ataque armado contra meios ou o território deste país.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO