

Caças F-16V de Taiwan fora de serviço após acidente. A Força Aérea de Taiwan, ou Força Aérea da República da China (RoCAF), suspendeu parcialmente as operações da sua frota de caças Lockheed Martin F-16V Fighting Falcon, após a queda de uma aeronave em missão de treinamento.
O F-16V “Viper” da 5ª Ala Tática Mista (TCW) desapareceu no mar, na costa de Hualien, na manhã de 6 de janeiro. O piloto, Capitão Hsin Po-yi, relatou uma falha no Computador de Missão antes da aeronave desaparecer dos radares às 07h29 (horário local). Desde então, equipes de buscas seguem procurando pelo militar que ainda não foi localizado.
Após o acidente, a RoCAF suspendeu todas as missões de treinamento com F-16V, mantendo apenas as funções de alerta de defesa aérea, informou o Ministro da Defesa Nacional, Wellington Koo. A suspensão foi motivada para uma inspeção da frota.
“Inspeções especiais em todas as aeronaves de combate F-16V já começaram e devem ser concluídas em 10 de janeiro”, acrescentou Koo. “Não deve haver lacunas na capacidade de combate.”
Este foi o segundo acidente com um F-16V modernizado da RoCAF. O primeiro “Viper” foi perdido em janeiro de 2022.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO