Caças F-16 romenos realizam sua primeira interceptação real no Báltico. Seis dias depois de assumir o destacamento de Policiamento Aprimorado da OTAN no Báltico (BAP23) na Lituânia, dois caças F-16 da Força Aérea da Romênia (RAF) foram acionados para uma missão real de interceptação.
Acionados pelo Centro de Operações Aéreas Combinadas da OTAN, em Uedem, Alemanha, detectou um elemento com duas aeronaves não identificadas próximas do Espaço Aéreo Aliado, sobre o Mar Báltico, colocando em risco o tráfego aéreo civil na região.
Destacados na Base Aérea de Siauliai, na Lituânia, os F-16 da RAF foram enviados para identificar os alvos. Chegando no local, os pilotos romenos visualizaram dois jatos Sukhoi Su-27 Flanker da Força Aérea e Espacial da Rússia (RF VKS).
“Depois de conduzir a manobra de interceptação e identificação de acordo com a legislação internacional, os jatos da OTAN escoltaram com segurança as aeronaves russas e retornaram à Base Aérea de Šiauliai”, informou o Comando Aérea Aliado da OTAN.
Conforme noticiamos anteriormente, a Força Aérea da Romênia e da Força Aérea Portuguesa estão cumprindo a rotação da OTAN na missão Baltic Air Policing 2023, iniciada no último dia 1º de abril, e que se estenderá pelos próximos quatro meses.
@FFO