Caças F-16 de Portugal interceptam Il-76 e Il-20 da Rússia. Caças F-16M da Força Aérea de Portugal (FAP) foram acionados para realizar a sua primeira missão de interceptação real do tipo “Alpha Scramble”, ou “QRA” (Quick Reaction Alert), no âmbito do destacamento de Policialmento Aéreo do Báltico 2024 (CAP 2024) da OTAN.
O Alerta foi emitido no início da tarde de segunda-feira (15/04) pelo Centro de Operações Aéreas Combinadas de Uedem, na Alemanha. A missão era identificar e acompanhar duas aeronaves desconhecidas que sobrevoavam as águas internacionais perto do espaço aéreo da OTAN, sem plano de voo emitido.
Sob a vetoração dos controladores aéreos de Uedem, um elemento com dois F-16M da FAP em alerta de defesa aérea decolou da Base Aérea de Siauliai, na Lituânia, seguindo diretamente para a área onde se encontravam os alvos.
Chegando no local, os pilotos portugueses identificaram as duas aeronaves militares da Rússia, um avião de transporte Il-76 “Candid” e uma aeronave de inteligência Il-20 “Coot” que seguiam para o enclave de Kalilningrado. Após a identificação foi mantida a escolta dos mesmos até à fronteira dos estados bálticos, garantindo a segurança do tráfego aéreo civil na região.
A Força Aérea Portuguesa mantém um destacamento na Lituânia, com quatro caças F-16M e 95 militares, que servem ao lado de um destacamento de F/A-18 Hornet da Espanha na 65ª rotação da missão de Policiamento Aéreo do Báltico.
Fonte: FAP
@FFO