Caças F-16 agressor da Marinha dos EUA serão modernizados. A Marinha dos EUA (USN – US Navy) irá modernizar sua frota de caças F-16 “agressors”, utilizados como adversários no treinamento dos seus pilotos. Para isso, a empresa Amentum recebeu um contrato de US$ 818 milhões do Viper Maintenance Group para a Manutenção e Suporte Logístico (CLS) da frota de F-16 baseada na Estação Aérea Naval (NAS) de Fallon, em Nevada (EUA).
A Amentum, empresa líder em engenharia e projetos global, é uma antiga parceira da US Navy em Fallon, tendo fornecido suporte técnico para a frota F-16 agressor das Unidades de Teinamento do local, incluindo a “Topgun”.
“Os F-16 Vipers da USN desempenham um papel vital como o agressor no treinamento de pilotos de combate, e nosso trabalho estará garantindo a modernização desses caças tão importantes para a prontidão dos esquadrões de caça da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais”, disse o Dr. Karl Spinnenweber, Presidente do Grupo de Missões Críticas da Amentum.
Da mesma forma que apoia a frota de F-5N agressor da USN, neste novo contrato a Amentum prestará suporte de manutenção, revisão geral e à cadeia de suprimentos para a operação da frota de caças agressors F-16/A/B/C/D. Não foram fornecidos maiores detalhes sobre o escopo da modernização dos Vipers.
“Com o trabalho de CLS fornecido aos F-16 e F-5 navais, a Amentum é o principal parceiro da Marinha para toda sua frota agressor. Estamos comprometidos com as principais Unidades de Treinamento da Aviação Naval para manter a prontidão operacional de combate e derrotar os inimigos”, disse Joe Kelly, Vice-presidente Sênior de Soluções de Sustentação e Aviação.
Emitido pelo Comando de Aviação Naval (NAVAIR), este contrato do tipo Entrega e Quantidade Indefinidas (ID/IQ) tem início no próximo dia 31 de agosto, e tem um período base de cinco anos, com opção de mais três anos para ser concluído.
Nota RFA: entre 1988 e 1998 a US Navy operou 26 Fighting Falcon na versão F-16N (22 monoplaces e 04 biplaces) para treinamento agressor. Após o descomissionamento desses jatos, no início dos anos 2000, a USN recebeu um novo lote com 14 caças F-16A/B, que foram originalmente produzidos para a Força Aérea do Paquistão. Atualmente esses Fighting Falcon estão na escola “Topgun” do Naval Aviation Warfare Development Command (NAWDC), da Naval Air Station de Fallon, Nevada.
Fonte: Amentum
@FFO