• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Caças do NORAD interceptam aeronaves militares russas próximo do Alasca dois dias seguidos

17 de fevereiro de 2023

A U.S. Air Force F-16 Fighting Falcon aircraft assigned to the 18th Aggressor Squadron (AGRS) at Eielson Air Force Base, Alaska flies over the Joint Pacific Alaska Range Complex May 2, 2018. RED FLAG-Alaska is a joint, multi-national exercise hosted several times a year and serves as an opportunity for joint and multi-national units to train with the 18 AGRS. (U.S. Air Force photo by Tech. Sgt. Jerilyn Quintanilla

Caças do NORAD interceptam aeronaves militares russas pela segunda vez em dois dias (Foto ilustrativa: USAF/Tech. Sgt. Jerilyn Quintanilla).
Caças do NORAD interceptam aeronaves militares russas próximo do Alasca dois dias seguidos (Foto ilustrativa: USAF/Tech. Sgt. Jerilyn Quintanilla).

Caças do NORAD interceptam aeronaves militares russas próximo do Alasca dois dias seguidos. O Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD) acionou seus caças em missões de alerta de defesa aérea duas vezes em 48 horas. Nos últimos dias 13 e 14 de fevereiro, jatos F-35 Lightning II da USAF foram enviados para interceptar e identificar tráfegos desconhecidos que se aproximaram da Zona de Identificação de Defesa Aérea (ADIZ) no Alasca.

No dia 14/02, os pilotos dos Lightning II da USAF identificaram uma esquadrilha de aeronaves militares russa, composta por dois bombardeiros estratégicos Tupolev Tu-95 Bear-H escoltados por um Sukhoi Su-35 e um Su-30. A operação envolveu além dos F-35, dois caças F-16 Fightining Falcon, um E-3 Sentry de Alerta e Controle Aerotransportado (AWACS) e dois reabastecedores KC-135 Stratotanker.

Bombarceiro Tu-95 Bear e caças Su-30/35 (Fotos ilustrativas: RF VKS).

No dia anterior (13/02), ocorreu uma operação semelhante, quando quatro aeronaves russas, sendo dois Tu-95 Bear-H e dois Su-35 voando próximo da ADIZ Alasca, foram interceptados e escoltados por uma dupla de F-16 da USAF.

De acordo com o NORAD, em ambas operações apesar da aproximação da ADIZ Alasca, as aeronaves russas em nenhum momento ingressaram no espaço aéreo norte-americano ou canadense.

Comunicado divulgado pelo NORAD.

As ações dessa semana foram as primeiras desde outubro do ano passado, quando a Rússia enviou dois bombardeiros Bear-H, interceptados por caças F-16 da USAF próximo a ADIZ Alasca.

As interceptações do NORAD e da USAF vem no “embalo” das ações de derrubada de um balão de vigilância chinês e de outros objetos indefinidos na América do Norte. Foi descartada qualquer conexão entre os incidentes, observando que “essa atividade russa perto do ADIZ norte-americano ocorre regularmente e não é vista como uma ameaça ou provocação”.

Caças F-35A da USAF na Base Aérea de Eielson, no Alasca, em março do ano passado (Foto ilustrativa: USAF/1st Class Jose Miguel T. Tamondong).

As interceptações de aeronaves russas pelos EUA eram comuns durante a Guerra Fria, mas praticamente desapareceram na década de 1990. Somente em 2007, o presidente russo, Vladimir Putin, retomou os voos de bombardeiros de longo alcance. Normalmente a USAF realizada entre seis e sete interceptações de aeronaves russas por ano, sendo que apenas em 2007 foram 15 operações deste tipo, informou o NORAD.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login