Caças da RAF e Luftwaffe interceptam aviões russos. Uma dupla de caças Eurofighter Typhoon da Royal Air Force (RAF) e da Luftwaffe (GAF) realizaram uma missão conjunta de interceptação de aeronaves russas na costa da Estônia. Esta foi a segunda missão similar em apenas um semana.
Atuando sob a Operação de Policiamento Aéreo Aprimorado da OTAN, a partir da Base Aérea de Ämari, na Estônia, os pilotos dos Typhoon foram acionados na sexta-feira (17/03), para mais uma missão real de interceptação, conhecida como “Quick Reaction Alert” (QRA).
Ao chegarem na área, a dupla de pilotos da OTAN identificou um jato militar da Marinha da Rússia Tupolev Tu-134A, código OTAN de “Crusty”, matrícula RF-66003, sendo escoltado por dois caças Sukhoi Su-27 “Flanker”.
Próximo a essa primeira esquadrilha, os pilotos da OTAN interceptaram outra aeronave russa, desta vez um quadrimotor de transporte transporte militar AN-12 “Cub”, código 14 Vermelho. Ambas formações russas foram interceptadas enquanto vovam próximo do espaço aéreo da Estônia.
De acordo com o Wing Commander Richard Leask, Oficial Comandante Esquadrão IX(B), atualmente compondo a Ala Aérea Expedicionária 140 disse: “Fomos acionados para interceptar aeronaves não identificadaa que estavam se aproximando do espaço aéreo da Estônia. Identificamos e acompanhamos os aviões russos enquanto voavam perto do espaço aéreo da OTAN”, disse o Oficial da RAF.
A RAF está operando na Estônia sob a Operação Azotize, e no próximo mês de abril receberá da Luftwaffe o comando deste destacamento. Até o final do mês ambas Unidades realizarão missões conjuntas na área da OTAN.
“O Policiamento Aéreo Aprimorado da OTAN pode interceptar e identificar qualquer aeronave de interesse, com o objetivo de garantir a segurança do espaço aéreo para todos os usuários. Isso faz parte da rotina der um piloto de caça, e é o que nós e nossos colegas alemães treinamos para fazer aqui”, disse Leask.
O Reino Unido e a Alemanha estão operando juntos como parte da OTAN para garantir a segurança da região. O destacamento da Luftwaffe implantado na Estônia é da 71ª Ala Aérea Tática “Richthofen”.
“Agora ambos destacamentos trabalham totalmente integrados aqui na Estônia. Esta interceptação demonstrou que nossas Unidades estão trabalhando muito bem juntas, como uma só equipe”, afirmou o Wing Commander Scott Maccoll, Comandante da Ala Aérea Expedicionária 140 da RAF.
Fonte: RAF
@FFO