Caças Typhoon da Luftwaffe interceptam Il-20 “Coot” russo. Em 27 de fevereiro, caças Eurofighter Typhoon da Luftwaffe, ou Força Aérea da Alemanha (GAF), foram acionados na Base Aérea de Laage, no norte do país, para missão de Alerta QRA (Quick Reaction Alert). O objetivo foi interceptar e identificar um alvo desconhecido voando sem plano de voo à sudeste de Helsinque, no Mar Báltico.
O “alvo” foi identificado como sendo o Ilyushin Il-20M (designação OTAN “Coot”), matrícula RF-95671 da Força Aeroespacial Russa (RF VKS). A mesma aeronave havia sido interceptada no dia anterior por caças Mirage 2000 da Força Aérea Francesa.
O Il-20M “Coot-A” é uma plataforma de inteligência altamente modificada a partir dos quadrimotores soviéticos de passageiros Ilyushin IL-18. O “Coot” é utilizado em missões especializadas de guerra eletrônica ELINT (Electronics Intelligence) e monitoração de sinais SIGINT (Signals Intelligence).
Em comunicado nas redes sociais, a Luftwaffe disse que após a identificação e acompanhamento a missão foi encerrada e os seus caças retornaram para a base de origem.
@FFO