• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Caças da OTAN interceptam bombardeiros Tu-160 e caças russos sobre o Báltico

16 de junho de 2021
F-16 da OTAN acompanha os dois bombardeiros Tu-160 russos (Fonte: MD).

Caças da OTAN interceptam bombardeiros Tu-160 e caças russos sobre o Báltico. Novamente caças F-35A Lighitning II da Aeronáutica Militare Italiana (AMI), estiveram engajados em missões de Policiamento Aéreo do Báltico da OTAN (BAP), e pela primeira vez interceptaram dois bombardeiros estratégicos russos Tupolev Tu-160, escoltados por caças Sukhoi Su-27 e Su-35 sobre as águas neutras do Mar Báltico.

Conforme uma nota divulgada pelo Ministério de Defesa da Rússia, as aeronaves Su-35S da Força Aeroespacial Russa (RF VKS) e Su-27 da Aviação Naval Russa (AVMF RF), da Frota do Báltico, apoiaram os dois bombardeiros Tu-160, durante a sua missão de treinamento sobre o Mar Báltico.

Em algumas etapas do voo, os bombardeiros russos foram escoltados por caças F-35 da Aeronáutica Militare Italiana, F-16 da Força Aérea Real Dinamarquesa e Saab JAS-39 Gripen da Força Aérea Sueca. As aeronaves de longo alcance russas, voam regularmente sobre as águas neutras do Ártico, Atlântico Norte, Mar Negro, Mar Báltico e Oceano Pacífico. Os aviões da Força Aeroespacial Russa realizam todos os seus voos em estrita conformidade com as regras internacionais para a utilização do espaço aéreo, sublinhou o ministério.

Caças da OTAN interceptam bombardeiros Tu-160 e caças russos sobre o Báltico (Fonte: MD).

No último dia 09 de junho, um elemento de F-35A da AMI, interceptou um An-12BK escoltado por, pelo menos um Sukhoi Su-30SM Flanker da RF VKS, em missão QRA (Quick Reaction Alert) sobre o Oceano Báltico.

Desde 30 de abril, quatro F-35A do 13° Gruppo, do 32°Stormo, matrículas MM7357/32-07, MM7360/32-10, MM7361/32-11, MM7362/32-12, foram deslocados da Base Aérea de Amendola, para Estônia em apoio a missão de Policiamento Aéreo dos Estados Bálticos (BAP).

Os F-35s italianos permanecerão na Estônia até agosto, apoiando a missão batizada de “Baltic Eagle II”, operando dentro do Grupo de Trabalho Falco da Força Tarefa Aérea da Estônia. Os F-35s serão substituídos pelos Typhoon da AMI, ficando a Itália responsável pelo BAP OTAN na Estônia até o final de 2021.

Vídeo divulgado pelo Ministério da Defesa da Rússia (Fonte: MD).

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login