Caça turco de quinta geração KAAN realizou voo inaugural. O KAAN, primeiro caça de quinta geração desenvolvido na Turquia, realizou o seu voo inaugural nesta quarta-feira (20/02). Imagens do KAAN em voo, acompanhado por um F-16 da Força Aérea Turca foram divulgadas nas redes sociais.
O caça desenvolvido pela Turkish Aerospace Industries (TAI), decolou do Aeródromo de Mürted, em Kahramankazan, Ancara, para um voo local, retornando cerca de 13 minutos depois onde pousou com sucesso. As informações foram divulgadas por testemunhas nas redes sociais. Espera-se o anúncio oficial da TAI para as próximas horas.
O projeto do caça furtivo TF-X, denominado “KAAN” (termo regional que indica poder supremo), surgiu há cerca de uma década, quando o governo turco estabeleceu a meta para se tornar independente de fornecedores estrangeiros na área de defesa.
Com características furtivas, inerentes aos caças de quinta geração, o KAAN está sendo desenvolvido pela indústria nacional, liderada pela TAI como principal contratante. O jato tem 20 metros de comprimento, 12 metros de envergadura, peso máximo de decolagem de aproximadamente 27 toneladas e deverá alcançar velocidades próximas a Mach 2 (cerca de 2.400 km/h).
Inicialmente o KAAN será equipado com dois motores General Electric GE F110, produzidos sob licença pela TUSAŞ Engine Industries (TEI). A indústria local trabalha em um projeto nacional baseado nos motores Eurojet EJ200 que equipam os caças Eurofighter Typhoon, para tornar o KAAN ainda mais independente de tecnologias estrangeiras.
A expectativa é que o KAAN, juntamente com o supersônico TAI HÜRJET, se tornem os principais vetores de combate e defesa aérea do país, substituindo mais de duzentos F-16 que atualmente compõem a primeira linha de caça da Força Aérea Turca.
@FFO