Caça Rafale M da Marinha Francesa reabastece em voo Airbus A400 Atlas da Força Aérea. A agência francesa de armamentos, ou Direction Générale de l’Armement (DGA), divulgou curiosas imagens de um caça naval Dassault Rafale M reabastecendo em voo um avião de transporte Airbus A400M Atlas. O motivo dessa operação incomum foi testar o novo pod de reabastecimento em voo NARANG (Nacelle de Ravitaillement Nouvelle Generation).
O NARANG serão empregado pelos Rafales M da Marinha Nacional Francesa em missões de reabastecimento em voo (REVO) quando embarcados no porta-aviões Charles de Gaulle. Eles fornecerão combustível para outros caças, bem como para os futuros Northroph Grumman E-2D Hawkeye de alerta antecipado e controle (AEW&C), comprados pela França.
Os novos E-2D Hawkeye poderão ser reabastecidos em voo, uma capacidade que os atuais E-2C da Marinha Francesa não possuem. Por esse motivo, o teste do pod NARANG envolveu um A400M, que atuou no papel do E-2D como avião receptor. A missão serviu para avaliar as velocidades envolvidas na operação, bem como a estabilidade da mangueira e cesto durante os voos.
“Este teste permitirá verificar se o Rafale poderá operar com segurança o pod na velocidade representativa do E-2D. Se o resultado for positivo, o Rafale M terá a capacidade de reabastecer o Hawkeye quando as reservas de combustível ficarem muito baixas no final de uma missão, uma necessidade primária quando a aeronave está no meio do oceano”, afirmou a DGA.
Pod NARANG
A mais recente versão do caça Rafale F3-R entrou em serviço em março de 2021, trazendo consigo a capacidade REVO, graças ao novo pod NARANG desenvolvido pela Safran. Ele incorporou conhecimentos baseados em sistemas anteriores usados pelos antigos jatos de combate Etendard, Super Etendard e Rafale (versão anterior).
De acordo com a Safran, o NARANG tem capacidade de transferir entre 750 e 1.000 litros de combustível por minuto para a aeronave receptora. A versão anterior tinha vazão máxima de 530 l/min. Desta forma, o novo pod reduz consideravelmente o tempo necessário para reabastecimento e, consequentemente, a vulnerabilidade em combate para as aeronaves envolvidas.
A Marinha Francesa certificou o NARANG dois meses antes do lançamento do Rafale F3-R. Desde sua primeira implantação operacional na missão Clemenceau realizada pelo porta-aviões Charles de Gaulle em 2021, o novo pod já acumulou mais de 250 horas de operações. A Safran disse que o NARANG também foi adquirido por clientes de exportação não especificados.
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