Caça furtivo chinês J-20A equipado com novos motores WS-15 fotografado em alta qualidade. O protótipo de um caça furtivo chinês J-20A foi recentemente fotografado, em boa qualidade, com novos motores Xian WS-15 desenvolvidos localmente. Não há informação sobre o local onde a foto foi feita, mas poderia ser em Chengdu, sede da fabricante Chengdu Aircraft Corporation (CAC).
Ostentando uma pintura básica em primer (pré-pintura final), o caça J-20A monoposto, matrícula 2052, foi fotografado em detalhes, onde os característicos tubos exaustores dos motores WS-15 podem ser claramente vistos.
O J-20A é a versão mais recente do caça furtivo de quinta geração da CAC, o qual incorpora diversas alterações no design da fuselagem e do radome, cockpit ligeiramente mais elevado, além de pequenas alterações nas tomadas de ar e no local onde foram instalados os novos motores WS -15.
Originalmente o J-20 recebeu motores russos Saturn AL-31, deixando o projeto do caça de quinta geração da Força Aérea do Exército Popular Chinês (PLAAF) dependente de empresas estrangeiras. Para resolver essa situação, a indústria local foi estimulada para desenvolver os motores nacionais.
O motor Xian WS-15 é conhecido no ocidente desde a década de 1990, mas seus detalhes e especificações até hoje são mantidos em sigilo pela indústria chinesa. Especialistas sugerem que ele teria a potência de 36 mil libras com pós-combustão, com meta de atingir até 40 mil libras. Se esse dado estiver correto, o WS-15 tem mais potência que o Pratt & Whitney F119 de 35 mil libras, que equipam os caças americanos F-22A Raptor.
Mais um detalhe observado nos motores que equipam o protótipo 2052 é a ausência dos exaustores com controle de fluxo vetorizado. No ano passado, o jornal chinês Global Times ouviu o editor da revista Aerospace Knowledge, sediada em Pequim, o qual afirmou que “motores mais potentes, com controle de empuxo vetorial e ciclo variável provavelmente estão em desenvolvimento”.
O desenvolvimento de motores a jato é uma tecnologia altamente protegida, a qual somente os EUA, Reino Unido, França e Rússia dominam completamente o ciclo de produção. Há décadas a China investe em pesquisas de motores aeronáuticos e o WS-15 é a prova deste trabalho. Recentemente a CAC atingiu a produção em massa do J-20, com 100 aeronaves por ano, em busca de suprir a demanda da PLAAF de 800 caças furtivos até 2030.
@FFO