

Caça de 6ª Geração J-XDS (J-50) foi fotografado de perto taxiando. Duas novas fotos, mostram pela primeira vez o jato stealth chinês J-XDS (ou Shenyang J-50) durante o taxiamento em solo, no que pode ser a nossa melhor visão da aeronave até agora.
Além disso, o pesquisador de aviação militar chinês Andreas Rupprecht mencionou rumores de que o fotógrafo foi flagrado escalando as cercas do aeródromo da Shenyang Aircraft Corporation (SAC) para tirar as fotos. Não está claro, no entanto, se se trata da mesma fuselagem avistada nos últimos meses ou temos uma segunda aeronave, já que nas fotos não há a sonda de dados aéreos instalada no nariz.
As novas imagens, tanto dos setores dianteiro quanto traseiro, confirmam algumas observações anteriores. A julgar pelas confirmações das primeiras observações, a aeronave é de fato sem cauda e tripulada, com a cabine aparentemente abrigando um único piloto.
As novas imagens mostram claramente o J-XDS não somente equipado com dois motores, mas também com vetorização de empuxo 2D, como observado em maio na foto mais nítida da parte inferior. Além disso, abaixo do nariz, um Sistema de Mira Eletro-Óptica pode ser visto claramente.

As primeiras imagens do J-XDS surgiram no final de 2024, quando fotos de um misterioso novo caça furtivo sem cauda começaram a circular nas redes sociais chinesas. Naquela época, observadores notaram sua forma incomum de asa lambda e a ausência de estabilizadores verticais, gerando especulações de que a Shenyang Aircraft Corporation (SAC) estava testando um novo protótipo de sexta geração.
O novo caça furtivo apresenta um design sem cauda com asa lambda, reconhecida por sua eficiência aerodinâmica e seção transversal reduzida do radar. Ele também possui uma configuração bimotora, entradas supersônicas sem desvio (DSI) e bicos de vetorização de empuxo 2D, aprimorando ainda mais sua manobrabilidade e características furtivas.
As pontas das asas parecem ser móveis, girando em torno de um ponto central. As seções externas giratórias das pontas das asas atuam como superfícies de controle importantes, proporcionando significativa autoridade de rolagem e, quando acionadas em conjunto, capacidade de controlar a inclinação.
Este projeto, combinado com um sistema avançado de controle de voo digital, pode ajudar a resolver problemas de estabilidade associados a uma configuração sem cauda. No entanto, esta configuração também provavelmente reduz a baixa observabilidade devido às áreas articuladas.
O jato possui uma configuração de trem de pouso triciclo, com rodas duplas no trem de pouso dianteiro, além de possivelmente compartimentos de armas ventrais e laterais. A função desta aeronave é desconhecida atualmente, mas, com base no tamanho e na configuração, presume-se que seja focada em voos ar-ar.

O crescente número de avistamentos e vazamentos de imagens das plataformas de última geração da China, como os caças furtivos J-XDS e J-36, pode refletir uma mudança estratégica mais ampla. Pequim parece estar deliberadamente permitindo maior visibilidade de seus programas militares avançados, uma medida que se alinha à escalada das tensões entre a China e os Estados Unidos. Veja mais do J-36 aqui.
A crescente frequência de imagens e vídeos exibindo essas novas aeronaves sugerem que Pequim pode estar intencionalmente tornando seus avanços militares mais visíveis. É importante notar que muitos desses voos acontecem à vista de todos, sobre áreas densamente povoadas, com maiores chances de serem flagrados por pessoas em terra.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS