Primeiro REVO molhado de um C295 equipado com o kit AAR, que passa a ser uma boa opção para operadores do bimotor espanhol, entre eles a FAB. Foto: Airbus.
O mês de janeiro de 2020 marcaram os primeiros voos de reabastecimento em voo (REVO) com transferência de combustível (contatos molhados) a partir de uma aeronave Airbus C295 equipada com o kit AAR (Air to Air Refuelling). Os primeiros contatos a secos (sem transferência de combustível) ocorreram em dezembro de 2019 e foram realizados na configuração rampa fechada, mangueira de 100 pés e sistema de visão remota. Os contatos molhados diurnos e noturnos, realizados em Sevilha, Espanha, foram efetivados entre dois C295, sendo um equipado com o kit AAR e, o outro, uma aeronave operacional da Força Aérea Espanhola. Forma feitos diversos contatos em velocidades variando de 100 a 130 kt, onde foram transferidas 1.5 toneladas de combustível. A campanha também fez testes de proximidade na posição de pré-contato com um Boeing EF18 Hornet da Força Aérea Espanhola a uma velocidade de 210 kt.
A Airbus e a Espanha estão perto de assinar um contrato envolvendo a aquisição de um lote de aeronaves C295 de Patrulha Marítima (MPA) e de Vigilância Marítima (MSA) para o Ejército del Aire y del Espacio Espanhol
Em "Notícias"
O Irish Air Corps (IAC), braço aéreo das Forças Armadas Irlandesas, recebeu o seu primeiro Airbus C295 Persuader. A nova aeronave foi recebida em 27/06 na Base Aérea Casement/Baldonnel, sede da Ala Operacional do IAC.
Em "Notícias"
Após adquirir dois C295 MPA em dezembro de 2019, a Irlanda fechou no final de 2022 um novo contrato com a Airbus para a compra de um C295 ao custo de cerca de € 50 milhões (US$ 53 milhões). A aeronave será usada para transportar tropas e veículos em missões…
Em "Notícias"