C295 do Clean Sky 2 faz seu voo inaugural. O Airbus C295 Flight Test Bed 2 (FTB2) realizou com sucesso em 26 de janeiro seu voo inaugural da Linha de Montagem Final em Sevilha – Espanha. A aeronave (EC-295) agora inicia uma campanha de voo com o objetivo de testar um novo design de asa altamente eficiente e o novo sistema de controle de voo, bem como uma antena SatCom embutida na fuselagem da aeronave.
Baseado no Airbus C295, o Flight Test Bed 2 é um demonstrador do programa de pesquisa e inovação European Clean Sky 2 (CS2) e do EU Horizon 2020, onde são testadas tecnologias relacionadas à futura aeronave multimissão regional do CS2. As modificações incluem novos materiais e tecnologias projetadas para reduzir as emissões de ruído, CO2 e NOx.
“O primeiro voo do C295 FTB2 é um marco importante que representa um passo em frente no programa, após a integração bem-sucedida das novas estruturas aerodinâmicas, power-on e testes de solo. Há alguns anos, este programa era apenas um sonho de um futuro mais sustentável para a aviação. Hoje estamos na fase final e finalmente conseguimos voar”, disse Francisco Javier Sánchez Segura, vice-presidente executivo de engenharia da Airbus Defence and Space.
Com essas tecnologias aplicadas em uma futura configuração multimissão regional, poderá haver reduções de até 43% CO2 e 70% NOx em uma missão típica de Busca e Resgate de 400 milhas náuticas, bem como 45% menos ruído durante a decolagem. As principais modificações na aeronave são uma nova asa semi-morphing de alta eficiência, novos winglets dinâmicos e uma antena SATCOM de tela plana integrada na parte superior da fuselagem.
Além disso, controles de voo inovadores para superfícies de controle primárias, incluindo ailerons, profundores e flaps com aerodinâmica aprimorada, são capazes de ajustar em voo e contribuem para um sistema de alta sustentação mais eficiente. O novo sistema de controle de voo aproveita os sistemas de controle digital para otimizar a forma aerodinâmica da asa em voo, enquanto um novo flap multifuncional foi completamente redesenhado e inclui abas de flap no bordo de fuga controladas por atuadores eletromecânicos.
Mas as vantagens também se estendem ao processo de fabricação, inclusive com o uso de materiais avançados e fabricação que vão desde o uso de Scalmalloy e manufatura aditiva, até um novo método de montagem para as estruturas aerodinâmicas da asa. Uma nova abordagem de montagem foi usada para o novo winglet, passando da abordagem convencional de longarinas para uma caixa de torção integrada com várias longarinas.
Finalmente, métodos jig-less (Sem gabarito) têm sido usados para a montagem de flaps e ailerons. Como resultado, o C295 FTB2 traz melhorias não apenas para os aspectos puramente operacionais da aeronave, mas ajuda a introduzir novas melhorias no projeto e no processo de fabricação.
Fonte: Airbus
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