C295 com FITS operado por equipes em terra. A Airbus concluiu com sucesso uma campanha de ensaios em voo, que apresenta uma nova capacidade para o sistema de missão C295 FITS (COMMOMISS): ser operado remotamente por equipes baseadas em terra. A campanha, realizada em abril sobre o sul da Espanha, cobriu quatro voos e envolveu o uso de uma plataforma de teste Airbus C295 Intelligence Surveillance Recognition (ISR) equipada com um pacote de aviônicos da Collins.
A aeronave executou missões de patrulha marítima padrão com todos os sensores controlados quase em tempo real por um operador de missão baseado em uma estação terrestre da Airbus em Gefate/Espanha. O controle dos sensores foi entregue com sucesso à estação de controle de solo, com diferentes tarefas de vigilância, incluindo controle de apontamento Eletro-Óptico/Infra-Vermelho (EO/IR) e o gerenciamento de radar, realizado pela equipe de solo utilizando um link de SATCOM na banda Ka.
Durante os testes, a consciência situacional do operador terrestre foi concluída, compartilhando o mesmo conjunto de ferramentas e aplicativos disponíveis nas estações de trabalho do Fully Integrated Tactical System (FITS) a bordo, transformando a estação terrestre COMMOMISS em um modo adicional e efetivo do operador.
Entre seus recursos, o COMMOMISS fornecerá aos usuários:
1- Nós adicionais do operador no Centro de Apoio à Missão no solo, proporcionando flexibilidade operacional em missões longas e complexas, compartilhando tarefas entre os membros da tripulação tática aérea e terrestre;
2- Integração com a rede C2 do operador, contribuindo para a geração do Quadro Operacional Comum;
3- Acesso imediato a todos os dados coletados por sensores a bordo para análise em tempo real com recursos quase ilimitados disponíveis no solo;
4- A possibilidade de reduzir o número de operadores (e, portanto, estações de trabalho) a bordo em missões de vigilância persistentes.
5- O COMMOMISS pavimentará o futuro dos sistemas de missão tática aerotransportados, permitindo uma arquitetura de sistema de missão harmonizada, interface homem-máquina (HMI) e conceito de operações (CONOPS) para veículos aéreos tripulados e não tripulados, bem como asas fixas e asas rotativas aeronave.
Ele suporta uma integração perfeita com o sistema geral de sistemas, fornecendo consciência situacional global aos operadores e contribuindo para a geração do Quadro Operacional Comum (COP) no contexto das missões ISR. O hardware necessário para implementar esta nova capacidade está disponível para novos clientes interessados no C295 ISR, o que significa que as capacidades do COMMOMISS podem estar disponíveis para qualquer cliente a partir de agora, seja como opção de catálogo ou como potencial de crescimento.
Fonte: Airbus
@CAS