C-99A da FAB reinaugura a pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho de Porto Alegre. Com o pouso de um C-99A do Grupo de Transporte Especial (GTE) da Força Aérea Brasileira (FAB) procedente de Brasília–DF, às 09h48 de ontem (18/10), foi oficialmente reaberta a pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho (POA/SBPA), de Porto Alegre–RS, fechada há mais de cinco meses por conta da grande enchente que atingiu o Rio Grande do Sul no mês de maio deste ano.
A bordo do C-99A FAB 2526 estava a comitiva do governo federal liderada pelos ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Paulo Pimenta, (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), os quais participaram da cerimônia oficial de reabertura do Salgado Filho.
Fechado desde 03 de maio, o mais movimentado aeroporto da região sul voltará a operar comercialmente a partir das 08h00 da próxima segunda-feira (21). O Airbus A320Neo da Azul Linhas Aéreas, matrícula PR-YSN, ostentando uma pintura especial em homenagem ao etado gaúcho, pousará trazendo os primeiros passageiros procedentes de Campinas (VCP). Somente neste primeiro de operações o SBPA receberá 71 voos.
Inicialmente a pista (11×29) do Salgado Filho, originalmente com 3.000 metros de extensão, irá operar com 1.730 metros, o que garante total segurança para os voos. Com a cabeceira 11 deslocada, o pouso das aeronaves ocorrerá bem mais a frente, longe da visão comum que os espectadores normalmente observam a partir do Terminal de Passageiros 1 (prédio novo).
A reabertura nesta sexta-feira (18) foi a conclusão da “Fase 2” do processo de retomada do Salgado Filho. Segundo a Fraport, as operações serão parciais, com voos para apenas seis destinos. Nesta etapa, foram realizadas a limpeza e inspeção dos pisos dos pátios e da pista, seguidas da fresagem, remoção de detritos e recomposição das camadas asfálticas de 1.400 metros da pista e taxiways “D”, “F” e “M4”, sinalização horizontal, luzes de balizamento, entre outras. A previsão é que a pista estará totalmente operacional em sua extensão máxima a partir de 16 de dezembro, quando serão retomados os voos internacionais.
Também foram recuperados os sistemas de restituição de bagagens das áreas internacional e doméstica. A reforma interna ainda incluiu diversas áreas e equipamentos, como escadas rolantes, elevadores, sistemas de raio-X, entre outras. Ainda foram recuperadas diversas subestações de energia elétrica que abastecem o sítio aeroportuário.
Fechado no dia 03 de maio, o Aeroporto de Porto Alegre teve mais da metade coberta por água durante várias semanas. Somente, em 15 de julho uma operação emergencial foi ativada na Base Aérea de Canoas, a qual desde então recebe alguns voos comerciais diariamente para tentar suprir parte da demanda de passageiros, até a reabertura do Salgado Filho.
Mais de 1,2 mil pessoas se revezaram 24 horas por dia para recuperar o Aeroporto da capital gaúca. Segundo a Fraport, o complexo processo “atendeu todas as normas de segurança da aviação dentro do cronograma apresentado e acordado com o Governo Federal”.
@FFO