C-98A Grand Caravan da FAB realiza pouso de emergência no Suriname. Na tarde de ontem (29/05), um monomotor C-98A Grand Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou um pouso de emergência na pista do distrito de Sipaliwini, no sul do Suriname, após o piloto reportar uma pane de motor. Nenhum dos três tripulantes ficou ferido.
O C-98A (designação militar do Cessna 208B) do 7º Esquadrão de Transporte Aéreo (7º ETA) “Esquadrão Cobra”, matrícula FAB 2740, havia decolado de Tiriós (SBTS), no Pará, com destino à Base Aérea de Manaus (SBMN), no Amazonas.
Às 12h45 (horário local), o controlador de voo do Centro de Controle de Área Amazônico (ACC-AZ) recebeu mensagem de emergência do piloto do “Cobra 40” reportando pane no motor, e que tentaria um pouso no aeródromo de Sipaliwini (SMSI), no Suriname.
Imediatamente o ACC-AZ ativou o Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (SALVAREO), que destacou um helicóptero H-60L Black Hawk do 7º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação (7°/8° GAv) “Esquadrão Hárpia” para a Missão de Salvamento (MSA).
Às 13h56, o Oficial de Operações do Esquadrão Harpia informou que o C-98A “Onça 40” havia pousado no Suriname às 13h42, e que todos os tripulantes sobreviveram sem ferimentos. O helicóptero Black Hawk – indicativo de chamada “SAR 08” (FAB 8908) – foi enviado da Base Aérea de Manaus (AM) para Tiriós (PA), onde aguarda a autorização para ingressar no espaço aéreo do Suriname para dar apoio e guarnecer a aeronave acidentada, até que seja possível o resgate da mesma.
O último acidente com um C-98A Grand Caravan da FAB ocorreu em 30 de outubro de 2023. Na ocasião, o FAB 2724, aeronave orgânica da Base Aérea de Boa Vista (BABV), fez um pouso de emergência no rio, logo após decolar da pista da Comunidade Indígena de Palimiú, distante cerca de 260 quilômetros de Boa Vista (RR). Os cinco militares que estavam a bordo foram resgatados em segurança por militares do Exército Brasileiro.
@FFO