C-5M da USAF transporta caminhões de bombeiros para o Paraguai. Um C-5M Super Galaxy da USAF recentemente esteve no Aeroporto Internacional de Assunção, no Paraguai, transportando uma carga especial trazida dos Estados Unidos. Uma cerimônia foi realizada em 21/06 no setor militar do aeroporto, e contou com a presença do presidente do Paraguai, Santiago Peña, do Embaixador dos EUA no país, Marc Ostfield, entre outras autoridades.
O C-5M, matrícula 70-0027, é um dos oito Super Galaxys operados pela 439ª Ala de Transporte Aéreo (439th AW) sediada na Base Aérea de Westover, Massachusetts. A aeronave transportou nada menos que dois caminhões e equipamentos de combate a incêndios doados pela Guarda Nacional (ANG) de Massachusetts para as Forças Armadas do Paraguai.
A cooperação entre as duas instituições remonta mais de duas décadas e a previsão é que nas próximas semanas, uma equipe com militares da Massachusetts ANG viajem para Assunção onde treinarão militares paraguaios em combate a incêndios.
O Lockheed Martin C-5M Super Galaxy é a maior aeronave da USAF. Equipado com quatro motores General Electric CF6-80C2-L1F (F-138), cinco conjuntos de trem de pouso com 28 rodas e rampas de cargas dianteira e traseira, o Super Galaxy pode transportar cargas de grandes dimensões em distâncias intercontinentais, decolando e pousando em pistas relativamente curtas. Com peso máximo de decolagem de 127 toneladas, o C-5M pode voar até 2.500 milhas náuticas, mas se for reabastecido em voo, esse alcance fica limitado apenas pela resistência da tripulação.
Atualmente a USAF possui uma frota com 52 C-5M Super Galaxy, distribuídos nas Bases Aéreas de Dover, Delaware; Travis, Califórnia; Lackland, Texas; e Westover, Massachusetts.
@FFO