C-37A da USAF com Chefe da Guarda Nacional a bordo realiza pouso de emergência. Um Gulfstream C-37A da USAF, transportando o General Daniel R. Hokanson, Chefe da Guarda Nacional, realizou um pouso de emergência após colidir com algumas aves na decolagem do Aeroporto Internacional Midway de Chicago, no último dia 21 de novembro. O Gen Hokanson é um dos Oficias de mais alta patente das Forças Armadas dos EUA, e membro do Estado-Maior Conjunto.
O canal do Youtube StreamTimeLive (acesse o vídeo aqui), que transmite imagens em tempo real do Aeroporto de Midway, registrou o momento que o C-37A do 99th Airlift Squadron, matrícula 97-0400, colidiu com um bando de aves logo após decolar, enquanto recolhia os trens de pouso. Em um comunicado, a 89th Airlift Wing da Base Conjunta de Andrews, em Maryland, confirmou o incidente com um dos seus jatos.
“A aeronave atingiu várias aves enquanto decolava do Aeroporto Internacional Midway de Chicago. Com muito cuidado, a tripulação retornou com segurança ao aeroporto. Todos os membros a bordo estão seguros e o incidente está sob investigação”, disse um porta-voz da 89th AW.
Vídeos captados por helicópteros das redes locais da CBS News e da Fox News mostraram que o C-37 parou sobre a pista de Midway, seguido por veículos de emergência.
A Guarda Nacional informou que o Gen Hokanson estava em Chicago para se encontrar reuniões com empresários e um evento ROTC na Chicago State University, além de compromissos com a mídia.
O C-37A é a designação USAF para o jato executivo baseado no Gulfstream V e modificado para missões de transporte de autoridades civis e militares de alto escalão. Ele é operado pelo 99th Airlift Squadron que possui uma frota de quatro C-37A e cinco C-37B, este último baseado no Gulfstream 550.
@FFO