C-27J Spartan da Eslovênia. O novo C-27J Spartan da Força Aérea da Eslovênia (SAF) foi recentemente visto em voo de testes no Aeroporto de Turim-Caselle (TRN/LIMF), onde ficam as instalações da fabricante italiana de aeronaves Leonardo. O bimotor foi fotografado na quarta-feira (11/01) já ostentando a pintura completa e as marcas do seu futuro operador.
Ainda não oficialmente entregue à SAF, no voo de experiências a aeronave ostentava dupla matrícula, a italiana de testes temporária CSX62330 e a futura matrícula militar eslovena L2-01. Ele será designado ao 15º Regimento de Aviação (15 Polk Vojaškega Letalstva), sediado no setor militar do Aeroporto Internacional de Libliana, capital do país.
Em novembro de 2021 noticiamos a assinatura de um acordo entre o Ministério da Defesa Esloveno e o Ministério da Defesa Italiano visando a aquisição de um C-27J Spartan para a Eslovênia. Em março de 2022 a Leonardo comunicou que o contrato envolveria além do fornecimento da aeronave, equipamentos de apoio, treinamento e dois anos de suporte logístico após a entrega.
Com a chegada do Spartan, possivelmente a Força Aérea Eslovena irá desativar seu envelhecido LET L-410UVP-E.
O Leonardo C-27J Spartan utiliza os mesmos modelos de motores e alguns sistemas do Lockheed Martin C-130J Super Hércules. Com um peso máximo de decolagem é de 30 toneladas e carga útil de 10 toneladas, a configuração de alta densidade permite que o C-27J transporte até 60 soldados ou 46 pára-quedistas, e na versão de evacuação aeromédica, pode transportar 36 macas e seis assistentes.
A Eslovênia será a décima sexta nação a operar o C-27J Spartan, ao lado da Itália, Grécia, Bulgária, Eslováquia, Lituânia, Romênia, Estados Unidos, México, Austrália, Peru, Quênia, Marrocos, Chade e Zâmbia.
@FFO