C-27J registra 250.000 horas de voo. A Leonardo comemorou em dezembro de 2023 um importante marco operacional alcançado pela frota global C-27J Spartan: 250.000 horas de voo. Atualmente pilotado por operadores militares em 16 países em todo o mundo, o C-27J voou pela primeira vez em 24 de setembro de 1999 e entrou em serviço, inicialmente na Força Aérea Italiana, em outubro de 2006.
Dario Marfè, Vice-Presidente Sênior de Negócios Comerciais, CSS&T e Programas Proprietários da Divisão de Aeronaves da Leonardo, disse: “O Spartan incorpora a própria essência do conceito de segurança nacional, provando ser a solução ideal para operações de força de defesa e dando uma contribuição vital para apoio à população e tarefas de proteção civil. Num mundo impactado por muitas emergências, como a pandemia de Covid-19, a Spartan tem sustentado o apoio às comunidades necessitadas”.
As capacidades da aeronave, que foram amplamente demonstradas em muitas operações desafiadoras, com seu design modular cresceram ao longo dos anos para atender às crescentes exigências do mercado, tanto em termos de características técnicas como de missões militares/civis, levando ao padrão mais recente, designado o C-27J Spartan Next Generation.
Esta configuração apresenta aviônicos e winglets de última geração para maior eficiência e melhor desempenho operacional. Os principais aviônicos incluem um glass cockpit com cinco telas coloridas multifuncionais, um sistema de radar para missões de transporte tático e sistemas avançados de comunicação. A arquitetura do sistema garante a interoperabilidade com outras aeronaves de transporte.
A adição de winglets melhora ainda mais o desempenho aerodinâmico geral, aumentando a relação sustentação-arrasto com benefícios, incluindo melhor desempenho em pistas quentes e altas, maior carga útil, alcance, resistência e a redução geral resultante nos custos operacionais. O design do winglet inclui peças produzidas com a moderna tecnologia de fabricação aditiva em 3D.
O potencial de crescimento inerente e a versatilidade do C-27J alavancam um design básico sólido, uma ampla experiência em serviço, bem como um forte know-how e experiência industrial estabelecidos, apoiando a capacidade do tipo de atender às necessidades em evolução do mercado.
O C-27J pode ser equipado com reabastecimento em voo, autoproteção, comunicações seguras e sistemas de proteção balística para operar em ambientes de alta ameaça. Com vários kits de missão roll-on/roll-off facilmente instalados e sistemas de missão roll-on/roll-off transportáveis, o C-27J pode ser rapidamente reconfigurado na configuração necessária para a missão atual.
Um amplo espectro de configurações/versões de missão também inclui versões de combate a incêndio, Patrulha Marítima (MP), Comando-Controle-Comunicações, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (C3ISR) e operações especiais.
O C-27J está atualmente em serviço nos EUA (Guarda Costeira [USCG] e Comando de Operações Especiais dos US Army), bem como nas forças aéreas da Austrália, Bulgária, Chade, Grécia, Itália, Quênia, Lituânia, México, Marrocos, Peru, Romênia, Eslováquia. , Eslovênia, Turquemenistão e Zâmbia.
@CAS