C-27J “Fire Fighter”: a solução da Leonardo para operações de combate a incêndios. Os incêndios florestais são um problema crescente em todo o mundo, em particular na América Latina. Com significativa experiência neste tipo de missão no Peru, a empresa italiana Leonardo apresentou recentemente o C-27J Next Generation “Fire Fighter”, uma solução inovadora e de alta tecnologia para atuar em conjunto com outros meios de combate.
Equipado com a segunda geração do Modular Airborne Fire Fighting System (MAFFS II), o módulo roll-on/roll-off pode ser instalado em apenas 90 minutos, de acordo com a necessidade da missão. O sistema consiste principalmente em um tanque de 7.500 litros, que pode ser reabastecido em solo, com água e líquido retardante em menos de 10 minutos, e um bocal lateral para o lançamento instalado na porta traseira esquerda.
Incêndios, uma situação insustentável
Em 2022 a União Europeia registrou quase 900 mil hectares afetados por incêndios florestais, enquanto no no passado foram mais de 500 mil hectares devastados na região. O Instituto Italiano de Proteção e Pesquisa Ambiental (ISPRA) informou que entre 1º de janeiro e 30 de julho de 2024 foram registrados 615 incêndios, afetando uma área total de 221 km².
A Leonardo oferece à Europa e a outros países interessados o C-27J Next Generation “Fire Fighter”, um sistema sustentável, adaptável e multimissão: uma ferramenta modular com baixos custos e grande eficiência para o combate aos incêndios florestais. Alinhado ao Plano de Sustentabilidade Ambiental da empresa, o líquido retardante Phos Chek 259 FX, selecionado pela Leonardo para uso no “Fire Fighter”, contém uma mistura de substâncias não poluentes ou nocivas ao ambiente, pessoas e animais.
Vantagens do C-27J NG “Fire Fighter”
O C-27J “Fire Fighter” tem capacidade para operar em baixas altitudes e sob condições climáticas adversas, com velocidade e manobrabilidade, essenciais em ambiente de incêndios florestais, muitas vezes localizados em áreas montanhosas. Sua velocidade máxima de cruzeiro de 325 nós (602 km/h) e características de decolagens e pousos curtos (STOL) permitem operar em pistas curtas e semipreparadas próximos ao local do combate, o que reduz o tempo de carregamento.
O jato de água pressurizada misturada ao líquido retardante é lançado com velocidade aproximada de 130 nós (250 km/h), cobrindo uma grande área em solo. O seu alcance é ajustável, permitindo à tripulação adaptar o perfil da missão às condições específicas de cada local. Além disso, a solução proposta não se limita ao combate a incêndios, mas também pode ser utilizada em ações preventivas.
C-27J Spartan: Versátil por vocação
O C-27J Spartan mantém sua capacidade de transporte tático multifuncional, com capacidade de operar em pistas curtas e em condições ambientais extremas. Além disso, a versão “Next Generation” adiciona novos aviônicos digitais para operar no espaço aéreo civil sem limitações e melhorar a interoperabilidade em diversos cenários táticos. As novas pontas das asas são equipadas com winglets também ajudam a melhorar o desempenho de subida e a aumentar o peso máximo de decolagem (MTOW) em mais 1.000 kg, totalizando em 32.500 kg.
Comparado a outras aeronaves de transporte militar de sua classe, o C27J possui alta velocidade de descida e subida e também pode realizar manobras táticas de até 3G, minimizando sua fase de aproximação e atingindo uma altitude segura mais rapidamente. Por fim, ele está classificado para operar mesmo em condições extremas de temperatura e pode transportar sua carga mesmo operando em pistas de grande altitude.
Fonte: Leonardo
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