C-26D Metroliner da US Navy voa quatro mil km em translado para reparos. Um Fairchild C-26D Metroliner da Marinha dos Estados Unidos (US Navy), fez uma jornada de oito dias, cobrindo 2.241 milhas (4.100 km), passando em oito países com oito escalas técnicas. O bimotor partiu do aeródromo na Naval Support Activity (NSA), em Nápoles, na Itália, tendo como destino o Aeroporto New Braunfels National, no Texas, onde pousou em 16 de maio.
Em novembro de 2021, este Metroliner, BuNo 910502, sofreu danos nos trens de pouso e tanques de combustível, após um pouso forçado na NSA Naples. Uma equipe técnica realizou reparos provisórios para deixar o C-26D em condições de para translado um centro de manutenção e reparo (MRO).
Não foi localizada uma instalação capaz de realizar o reparo do bimotor na Europa, no tempo necessário. Portanto, foi determinado que a melhor opção seria enviar o Metroliner para a Alpha Air Services of America, localizada no Aeroporto de New Braunfels National, no Texas.
Devido as características operacionais do pequeno Fairchild Metroliner, o voo de translado não pôde cruzar o Oceano Atlântico. Assim, os pilotos, Tenente Daniel Sanchez e Tenente Alec McGaffic, traçaram uma rota via Ramstein, Alemanha; Stornoway, Escócia; e Keflavik, Islândia; onde encontrou uma tempestade de neve. Após aguardar por melhorias meteorológicas, o voo seguiu para Narsarsuaq, Groenlândia; Goose Bay, Canadá; Burlington, Vermont (EUA); e Louisville, Kentucky, antes de pousar com segurança em New Braunfels, no Texas.
“Nós apenas tivemos que esperar até que a meteorologia estivesse favorável antes que os voos pudessem prosseguir. Demorou um pouco para deixar a aeronave pronta, mas estou feliz que tudo deu certo e a aeronave e a tripulação chegaram com segurança ao seu destino”, disse Dave Adams, Líder da Equipe do Programa de Transporte Aéreo Tático (PMA-207).
O C-26D é uma versão de transporte utilitário militar do bimotor civil leve Fairchild Metroliner 23. Essas aeronaves fornecem transporte de resposta rápida para reabastecimento de alta prioridade e movimentação de pessoal-chave para locais remotos. A Marinha dos EUA opera quatro C-26D estacionadas na NSA Nápoles e na Estação Aérea Naval de Sigonella, ambas na Itália.
Os reparos estruturais no #502 deverão durar cerca de três meses, quando ele estará novamente disponível para retornar para a Europa.
Fonte: NAVAIR
@FFO