Os tripulantes de C-17A Globemaster III, do 99 Squadron, da Royal Air Force (RAF) realizaram um inédito treinamento nos EUA. A unidade deslocou uma aeronave C-17A da RAF Brize Norton, sede do Esquadrão, para realizar operações de pousos e decolagens em uma semi-preparada, como parte de um esforço para expandir o envelope operacional da frota de Globemaster III da RAF.
O treinamento aconteceu durante o mes de dezembro passado, e foi divulgado recentemente pelo site da RAF Brize Norton. O treinamento de operações em pistas semi-preparadas (SPRO – Semi Prepared Runway Operations) aconteceu na “airstrip” (pista de terra) de Gerônimo, localizada na área interna do centro de adestramento Joint Readiness Training Center (JRTC), em Fort Polk, na Lousiania.
“O desenvolvimento da capacidade SPRO para os C-17 do Reino Unido, permite que a RAF explore a total capacidade dessas aeronaves, abrindo um novo cenário de operação de defesa. O efeito estratégico dessa capacidade proporciona ao Reino Unido flexibilidade para fornecer uma resposta militar rápida onde for necessária, em ambientes de conflitos ou em operações de ajuda humanitária em qualquer lugar do mundo”, disse o comunicado da RAF Brize Norton.
Apesar de estar na RAF há 20 anos, os oito C-17A ingleses (ZZ171 à ZZ178) sempre cumpriram missões de transporte tático em aeroportos com pistas de pouso convencionais e pavimentadas. O exercício SPRO foi desenvolvido para treinar os tripulantes das aeronaves de transporte pesado na operação em cenários de conflito ou de interesse, onde muitas vezes as tropas terrestres constroem “airstrips” com materiais não permanentes, como cascalho, terra, gelo e neve compactados, de acordo com RAF Brize Norton.
Os C-17A participam de missões de combate, humanitárias e de manutenção da paz em todo o mundo e podem transportar cerca de 45.300 kg de carga por mais de 8.300 km.
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