• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

C-17 da RAAF vai Oriente Médio para evacuar australianos

24 de junho de 2025
C-17 da RAAF vai Oriente Médio para evacuar australianos. Foto: ADF.
C-17 da RAAF vai Oriente Médio para evacuar australianos. Foto: ADF.

C-17 da RAAF vai Oriente Médio para evacuar australianos. Com a crise desencadeada pelo conflito Israel x Irã, o espaço aéreo dos dois países foi fechado dia 13/06 pelos ataques aéreos, impedindo a saída por voos comerciais de cidadãos estrangeiros.

Com o espaço aéreo israelense e iraniano fechado, cerca de 4.200 australianos ficaram retidos. Com isto, o governo australiano iniciou os preparativos para retirada deste pessoal. Se os voos de repatriação forem realizados, será pelo menos a terceira vez em três anos que australianos serão evacuados da região. A ideia é usar aeronaves C-17, KC-30 e aeronaves comerciais da Qantas.

“Pessoal e aeronaves da Força de Defesa Australiana (ADF) foram enviados ao Oriente Médio em funções não relacionadas a combate, como parte da Operação Beech 2025, para auxiliar os esforços do governo australiano em apoiar os australianos que buscam deixar a região”, disse o Departamento de Defesa. “Esta é uma medida de precaução para dar suporte ao planejamento de contingência do governo australiano, liderado pelo Departamento de Relações Exteriores e Comércio, e à prestação de suporte aos cidadãos australianos e estrangeiros aprovados na região”.

No dia 23/06, a ministra das Relações Exteriores, Penny Wong, disse que cerca de 2.900 australianos e suas famílias no Irã, e 1.300 australianos e suas famílias em Israel, se registraram para receber assistência e estão buscando deixar o país. Nenhuma autoridade australiana permanece no Irã no momento.

“A situação é muito difícil. O espaço aéreo continua fechado, e certamente no Irã a situação é muito difícil. Vocês já me ouviram antes instando os australianos e suas famílias a partirem se acreditarem que podem fazê-lo com segurança”, disse ela.“Enviamos autoridades australianas para a fronteira com o Azerbaijão, então, se os australianos chegarem lá, poderemos fornecer-lhes apoio”.

A Qantas deverá ajudar a RAF no repatriamento. Foto: Toshi K / Shutterstock.com.
A Qantas deverá ajudar a RAF no repatriamento. Foto: Toshi K / Shutterstock.com.

Em relação a Israel, há relatos de que o espaço aéreo poderá ser aberto por um período limitado previsto para ocorrer esta semana. Isso tem sido muito volátil face aos ataques e o governo da Austrália está buscando tomar providências para utilizar essa janela, se possível, com aeronaves C-17. “Mais uma vez, enfatizo que estamos buscando aproveitar esta oportunidade, mas a situação no terreno é incerta, fluida e arriscada”, disse ela.

A RAAF e companhias aéreas comerciais já evacuaram australianos de Israel no final de 2023 e do Líbano no ano passado. A expectativa é que seja feito o mesmo nesta crise.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login