Desde o dia 08 de janeiro, a Força Aérea Brasileira (FAB) está realizando uma série de voos de transporte logístico para Manaus (AM), em apoio à operação de combate ao Covid-19. Estão envolvidas as aeronaves C-130M Hércules, do 1º/1º GT – Esquadrão Gordo, e KC-390 Millennium do 1º GTT -Esquadrão Zeus, que transportam principalmente cilindros de oxigênio e material hospitalar para a capital do Amazonas.
A operação com logística similar a de um cenário de combate, teve início na sexta-feira passada (08) e deverá terminar no próximo domingo (17), quando apenas os C-130M do Esquadrão Gordo, terão transportado, em caráter emergencial, cerca de 400 cilindros de oxigênio hospitalar para Manaus.
Atendendo a solicitação do Governador do Amazonas, no primeiro dia da operação, o C-130M, matrícula FAB 2476, transportou 150 cilindros de oxigênio de Belém (PA) para Manaus. No sábado passado (09), foram mais 200 cilindros transportados na mesma rota, e nos próximos dias os Hércules entregarão o restante da carga.
Por outro lado, na quarta-feira (13), o KC-390 Millennium, transportou oito toneladas de equipamentos para Manaus. O FAB 2856 decolou da ALA 11 – Base Aérea do Galeão (RJ), às 16h10 (horário de Brasília), com destino a ALA 8 – Base Aérea de Manaus (AM), onde pousou às 21h00, com material hospitalar, camas, cilindros de oxigênio, macas e barracas, totalizando 8.820 quilos de materiais que irão equipar o Hospital de Campanha (HCAMP).
A missão de assistência hospitalar ocorre no contexto da Operação Covid-19, onde a Marinha, o Exército e a Aeronáutica estão mobilizados desde 20 de março de 2020 no combate à pandemia. Nesse contexto, o Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa ativou dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território brasileiro, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Os militares atuam na descontaminação de espaços públicos, no transporte de medicamentos e equipamentos de saúde e em campanhas para doação de sangue.
@FFO