C-130J italiano realiza manobra evasiva em meio a tiroteios e explosões em Cabul. Fortes explosões foram observadas nesta quinta-feira (26/08) nos arredores do Aeroporto de Cabul, Afeganistão. A informação foi confirmada pelo Pentágono, salientando que não há informações sobre as motivações e o números de vítimas.
A agência de notícias italiana RAI, cita que diversas fontes locais relatam que as explosões foram ataques suicidas, e causaram “inúmeras vítimas”. A informação foi confirmada por Zahid Gishkori, correspondente do Washington Post.
Nas últimas horas, surgiram diversos alertas sobre o risco de ataques terroristas ao aeroporto de Cabul, que segue sob intensa agitação com a segurança se deteriorando a cada minuto. O local é a única esperança que resta para dezenas de milhares de pessoas que tentam fugir do Afeganistão.
C-130 Hércules italiano na linha de tiro
A RAI informou também, que “momentos de pânico ocorreram a bordo de um C-130 Hércules da Aeronáutica Militare Italiana [AMI]”, depois que o Talibã efetuou disparos de metralhadoras para dispersar a multidão. Citando fontes anônimas, foi relatado que uma picape equipada com “metralhadoras calibre 14,5”, localizada longe da pista, teria disparado alguns tiros para o alto, com objetivo de dispersar a multidão que pressionava o portão do aeroporto.
Para evitar entrar na linha de fogo, o piloto do C-130 italiano, que estava transportando jornalistas e 98 civis afegãos, teria realizado uma decolagem tática, com manobras evasivas logo após a decolagem.
O fato realmente aconteceu, e foi esclarecido pela AMI em suas redes sociais, informando que nenhum tiro atingiu o C-130J, e confirmou que o piloto realizou, conforme exigido pelos procedimentos operacionais, uma manobra evasiva para proteger a aeronave e os seus passageiros. Ninguém ficou ferido.
Europeus estão encerrando operações aéreas no Afeganistão
A ameaça de ataques e a decisão dos Estados Unidos de deixar o Afeganistão em 31 de agosto, acelerou a finalização do transporte aéreo para muitos países europeus. A Alemanha e a França anunciaram que pretendem realizar os últimos voos amanhã (27/08).
A França evacuou mais de 2.000 afegãos e cerca de 100 franceses desde que os voos começaram na semana passada. A Holanda deve encerrar as suas operações hoje (27/07), enquanto a Dinamarca, a Bélgica e a Polônia já concluíram as suas operações no país.
Reino Unidos alerta para ameaças
As ameaças terroristas contra o Aeroporto de Cabul é “muito séria” e “iminente”, disse o vice-Ministro da Defesa britânico, James Heappey, depois que o governo aconselhou seus cidadãos na noite de ontem, a não irem ao aeroporto da capital afegã. “Não vá ao Aeroporto Internacional Hamid Karzai, em Cabul”.
“Há uma ameaça alta e permanente de um ataque terrorista, enquanto milhares de afegãos ainda estão concentrados nos portões do aeroporto na esperança de fugir do país que caiu nas mãos do Talibã. As notícias foram confirmadas, e a ameaças iminentes são muito sérias”, disse Heappey à Times Radio esta manhã.
Passagem com o Paquistão
O jornalista independente Natiq Malikzada, relatou ao Guardian, que milhares de afegãos se aglomeram na passagem de Spin Boldak, na fronteira com o Paquistão, onde não há forças ocidentais para ajudar.
Ao postar um vídeo nas suas redes sociais, o repórter alertou que a situação neste local é muito pior do que no Aeroporto de Cabul, e salienta que não há forças estrangeiras para ajudar. Ele termina dizendo que a situação local não tem cobertura da mídia.
@FFO