• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

C-130J da RAF são vendidos para a TuAF

18 de outubro de 2025
C-130J da RAF são vendidos para a TuAF. Dois Hércules C4 no voo de despedida em 2023. Foto: RAF.
C-130J da RAF são vendidos para a TuAF. Dois Hércules C4 no voo de despedida em 2023. Foto: RAF.

C-130J da RAF são vendidos para a TuAF. As negociações entre a Turquia e o Reino Unido sobre a transferência de aeronaves C-130J Hércules aposentadas da Royal Air Force (RAF) foram concluídas.

A negociação incluiu 12 Lockheed Martin C-130J-30 com a confirmação de que as 12 aeronaves já foram entregues para manutenção e modernização sob um acordo bilateral. Os C-130J foram retirados de serviço em junho de 2023 e estocados no aeroporto de Cambridge. Ao todo, 15 C-130J estão lá. São eles os ZH865, ZH866, ZH867, ZH868, ZH869, ZH870, ZH871, ZH872, ZH874, ZH875, ZH877, ZH878 e ZH879 — todos eles Hércules C4 (C-130J-30) e os ZH888 e ZH889, dois Hércules C5 (C-130J).

Para o Reino Unido, a transferência marca o estágio final da retirada da frota de Hércules após sua aposentadoria do serviço da RAF em junho de 2023. A aeronave serviu por mais de duas décadas, incluindo no Afeganistão, Iraque e inúmeras missões humanitárias. Ao que consta, os 12 Hércules vendidos são todos do modelos C-130J-30 (mais comprido), designados na RAF como Hercules C4.

Um dos Hercules C4 (ZH877) que está estocado em Cambridge. Foto: RAF.
Um dos Hércules C4 (ZH877) que está estocado em Cambridge. Foto: RAF.

Dos 10 C5 originais, cinco foram vendidos para Bangladesh (ZH880, ZH881, ZH882, ZH884 e ZH887) e um para a US Navy (ZH885) — que voa nos Blue Angels e um para o Bahrein (ZH886). Ainda restam dois C45 a venda (ZH888 e ZH889) e um C5 dos 15 originais. Dois foram perdidos, um no Afeganistão.

Um porta-voz do Ministério da Defesa disse ao UK Defence Journal: “Podemos confirmar que 12 aeronaves C-130J do Reino Unido foram transferidas para uma empresa privada para manutenção e modernização, como parte de um acordo com a Turquia. O Reino Unido mantém um forte relacionamento de defesa com a Turquia, baseado em anos de laços industriais entre nossos dois países”.

De acordo com autoridades de defesa turcas, as aeronaves já foram entregues à empresa responsável para revisão e modernização. A Turkish Air Force (TuAF) opera atualmente 19 variantes do C-130B/E, várias das quais passaram por atualizações aviônicas e estruturais no âmbito do programa de modernização Erciyes, gerenciado pela TAI.

A400M da TuAF.

Com a aposentadoria dos C-160 Transall, a TuAF passou a depender fortemente das aeronaves A400M, CN-235 e C-130. A chegada dos C-130J-30 deverá aumentar a flexibilidade da carga útil e reduzir a carga operacional dos A400M em missões de médio porte.

A plataforma continua sendo uma das aeronaves de transporte tático mais amplamente utilizadas no mundo, capaz de transportar tropas, veículos e suprimentos humanitários, além de realizar reabastecimento aéreo e suporte a operações especiais.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login